Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Fevereiro de 2024

UFRN: Programa que oferece bolsas de estudos no Canadá está com inscrições abertas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A UFRN, em parceria com a Université de Montréal (UdeM/Canadá), anuncia vagas para o Programa de Líder Emergentes nas Américas (ELAP), para os anos de 2024 e 2025. O ELAP é um programa de mobilidade acadêmica no Canadá. Atua como uma graduação e pós-graduação sanduíche. Nessa modalidade, os estudantes passam entre quatro e seis meses no Canadá e retornam para terminar os estudos no Brasil. Discentes da América Latina e Caribe são selecionados para as bolsas de pesquisa, que podem ser de curta duração ou intercâmbios orientados para cursos.

Estão disponíveis duas vagas para concorrer à bolsa ELAP, sendo uma para alunos de graduação e uma para alunos de pós-graduação da UFRN. Caso não haja candidatos de uma categoria, a vaga será remanejada.

Fachada da universidade canadense. Foto: Université de Montréal.

Para se candidatar, o aluno deve preencher os critérios de seleção escolhidos pelo Programa e pela Université de Montréal. Um critério que merece atenção é a proficiência mínima em francês nível B2, considerado intermediário-avançado. No caso de um intercâmbio de pós-graduação, um docente da UdeM deve ter aceitado supervisionar o estudante. 

Os alunos graduandos que desejam se candidatar devem estar regularmente matriculados em componentes curriculares de um dos cursos da UFRN; apresentar Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) com o mínimo de 6.5 pontos; possuir comprovante de proficiência em francês nível B2 (intermediário-avançado) e passaporte válido. Também é preciso ter integrado todas as disciplinas previstas na estrutura curricular para o primeiro semestre letivo na UFRN e não estar em semestre de colação de grau.

Além desses requisitos, não é possível estar com o programa trancado ou com todos os componentes curriculares trancados no período da inscrição e da viagem, nem ter ingressado na UFRN por meio do Programa de Alunos Convênio de Graduação (PEC-G) ou por outros convênios. Ainda é necessário ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, ou aluno estrangeiro de graduação da UFRN com visto de residência permanente; ou comprovativo de aceite do professor da UdeM para supervisionar pesquisa nos casos de intercâmbio de pós-graduação.

Documentação e inscrição:

Os interessados em participar da seleção precisam encaminhar a documentação obrigatória para o endereço eletrônico inscricoes@sri.ufrn.br, com o título Mobilidade ELAP, até às 12h do dia 16 de fevereiro. São necessários as seguintes informações:

– Telefone de contato;

– Cópia de passaporte;

– Histórico Acadêmico da UFRN;

– Folha de Índices;

– Certificado ou declaração de conclusão de curso de francês (ou certificado de proficiência);

– Comprovativo de aceite do professor da UdeM para supervisionar pesquisa (nos casos de intercâmbio de pós-graduação).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias