Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Setembro de 2021

UFRN: Pandemídia discute o jornalismo contemporâneo na pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A pandemia da covid-19 reforçou a discussão sobre o papel das notícias, dos jornais e dos jornalistas na sociedade. No enfrentamento da pandemia de um vírus mortal, o mundo teve de lutar, também, contra uma epidemia de falsas notícias, crenças tomadas por verdade, batizadas com os nomes pomposos de fake news pós-verdade. É isso que pretende discutir o Pandemídia  Olhares contemporâneo sobre o jornalismo, evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia, do Departamento de Comunicação (Decom/UFRN), que será realizado nos dias 16 e 23 deste mês. As inscrições acontecem via SigEventos. 

O encontro será marcado por duas mesas-redondas. Na primeira, que acontece na próxima quinta-feira, 16, será debatido o tema Jornalismo e sociedade distópica, realizado com a participação de Jacinto Godinho, da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e professor da Universidade Nova de Lisboa; José Carlos Aronchi, da Cásper Líbero SP; e José de Paiva Rebouças, diretor da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom). A mediação será do professor Adriano Lopes Gomes.

Na segunda mesa, a ser realizada no dia 23, o papo terá como tema Jornalismo em tempos de vulnerabilidade sanitária, com as participações de Carla Baptista, da Universidade Nova de Lisboa, Luís Arthur Ferrareto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Renato Rovai, da revista Fórum. A mediação será do professor Daniel Dantas Lemos.

De acordo com Adriano Gomes, a covid-19 reforçou convicções de que a imprensa, o jornalismo e os processos de comunicação são e serão cada vez mais necessários e fundamentais na defesa da vida e da sociedade democrática. “Mas como ocupar esse campo nessa visão em 2021? Como se posiciona o jornalismo contemporâneo diante desse cenário? Que olhares podemos lançar sobre ele após um ano e meio de todo esse enfrentamento?”, questiona o professor.

Com isso em mente, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia traz à luz o Pandemídia, cujo objetivo é discutir o jornalismo contemporâneo em nosso novo ecossistema e pensar em caminhos junto a pesquisadores do Brasil e de Portugal, além de estudantes de graduação e pós-graduação e do público em geral.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias