Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Maio de 2022

UFRN é premiada com selo qualidade da OAB

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A UFRN está entre as 192 instituições de ensino superior (IES) do Brasil que tiveram suas graduações de Direito premiadas na 7ª edição do OAB Recomenda, selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que reconhece a efetividade da educação jurídica e permite assegurar o exercício profissional e responsável na área. Atualmente, a Universidade oferta o curso no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), localizado em Caicó (RN), que ocupa o 1º lugar na lista de universidades norte-rio-grandenses e reconhecidas pelo prêmio, e campus Natal, responsáveis por somar um importante papel na formação de novos profissionais do campo jurídico, também na lista. 

O professor Rafael Vieira de Azevedo, coordenador do curso de Direito do Ceres, composto atualmente por 276 alunos ativos, afirma que o reconhecimento  pela OAB é resultado da qualidade encontrada no quadro discente e docente da instituição que busca constância na execução de atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. “O nosso quadro de professores é quase 100% formado por  doutores específicos na área e por meio de excelentes universidades brasileiras. Então são esses critérios de excelência, como também a boa estrutura da biblioteca e da universidade em si, que contribuem para esse resultado”, ressalta.


Além dos campus da UFRN, foram reconhecidas outras 4 universidades das esferas estadual e privada do RN. Na escala regional, incluindo o estado potiguar, o Nordeste aparece com 55 instituições reconhecidas pelo indicador, sendo a região brasileira com o maior número de estados com cursos reconhecidos, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Rafael explica que o OAB recomenda apresenta dois critérios básicos de admissibilidade: presença de pelo menos 60 alunos em no mínimo 3 dos 5 Exames de Ordem, ocorridos de 2019 a 2021,  e nota igual ou superior a 7 no indicador gerado pelo cruzamento das notas de aprovação no exame com o desempenho do curso no (ENADE). 

Embora existam cursos mais estruturados no Brasil, aponta o professor Rafael Azevedo, muitos não receberam este selo. Por outro lado, mesmo não disponibilizando de um cursinho preparatório específico para a prova da OAB, por exemplo, a graduação do Ceres está nos melhores índices de aprovação. “Isso mostra que o trabalho desenvolvido aqui é muito bem organizado, desenvolvido e que projeta o curso no cenário nacional como um dos melhores cursos de direito do Brasil”, observa. Ele lembra, ainda, que mesmo diante dos desafios enfrentados com a pandemia e adaptação do ensino para a modalidade remota, o curso  manteve sua qualidade e aprimoramento. 

Partilhando desta mesma visão, a professora Renata Oliveira Almeida Menezes, chefe de Departamento do curso de Direito do Ceres, reforça que a visibilidade da UFRN pelo selo OAB é consequência de um esforço conjunto dos cursos de direito vinculados ao Campus de Natal e Caicó. Em relação a este último, aponta para o recorrente estímulo à capacitação e atualização do projeto pedagógico com as demandas práticas dos profissionais da área jurídica, responsável por tratar desde temas inerentes à dogmática estrita e ao direito processual, até os que envolvem biodireito, tecnologia e novas formações familiares. 

Com essa nova conquista, aponta a docente, a expectativa é ampliar as ferramentas pedagógicas que coloquem o discente no epicentro do processo de aprendizagem, aliando o ensino presencial ao ensino mediado por tecnologia, a fim de desenvolver a proatividade ao longo da graduação em Direito. “Pretendemos reforçar a capacitação docente, a constante atualização do projeto pedagógico, e aumentar a participação discente nos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Acreditamos que assim consolidaremos o lema da 7° edição do Selo de Qualidade OAB recomenda: A luta da advocacia brasileira pela proteção da educação jurídica”, acrescenta. 

 Foto: acervo pessoal de Renata Oliveira Almeida Menezes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias