Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Abril de 2020

UFRN disponibiliza formação mediada por tecnologia para a docência

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Sedis/UFRN) disponibiliza uma série de ações de formação mediada por tecnologia para a docência. A ideia é que cada professor construa uma Trilha Formativa mediante seus conhecimentos prévios, interesses e necessidades pedagógicas.

Essas ações correspondem a cursos on-line (MOOCs), vídeos tutoriais que estarão disponíveis no AVAPROGESP para docentes e servidores da UFRN, além de links publicados nos perfis da Sedis nas redes sociais (Instagram e Facebook) e no canal no YouTube para todos os interessados.

A UFRN, por meio da Sedis, ratifica o seu compromisso com a difusão da educação mediada por tecnologia no contexto atual. Os servidores da instituição já podem se inscrever em ações de capacitação para docentes e técnico-administrativos com atribuições voltadas para a assessoria acadêmica ou atividades pedagógicas. Os cursos são ofertados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN), em parceria com a Sedis e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da plataforma AVAPROGESP.

As inscrições iniciaram no dia 7 de abril e seguem até 7 de junho, com oportunidades para as atividades Educação mediada por tecnologias na prática, Modalidades de ofertas educacionais com tecnologias, Introdução às metodologias ativas, Mediação tecnológica em atividades educacionais Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia. Os cursos acontecem no período de até 90 dias a partir do dia subsequente da inscrição, que pode ser realizada no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh), Menu servidor – Capacitação – Inscrições – Realizar inscrição. Outros cursos serão lançados em breve.

Demanda por tecnologias não presenciais torna-se maior no período de isolamento social (Foto: Cícero Oliveira)

Você sabia?

A SEDIS produz materiais didáticos em suporte digital para cursos de graduação, pós-graduação e extensão da UFRN. Esses materiais constituem-se fundamentais para viabilização do processo de educação mediada por tecnologia.

Dentre eles, destaca-se o MOOC – Ambiente e Sustentabilidade: Olhares Diferentes, Questões Globais –, que foi produzido em uma parceria entre a UFRN, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Secretaria de Educação a Distância, e a Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT). A expressão MOOC, proveniente do inglês, é a sigla para Curso On-line Aberto e Massivo.

Por falar em massivo, uma iniciativa recente, de um curso do AVASUS que aborda a temática da COVID-19, já alcançou mais de 65 mil pessoas inscritas em todo o mundo. A SEDIS é parceira na elaboração dos materiais publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, a maior plataforma de educação em saúde do Brasil.

Além disso, a SEDIS colabora com a criação de outros AVA’s, como é o caso do Mandacaru Acadêmico, usado por alunos dos cursos de Graduação EaD da UFRN; o AVAPROGESP, plataforma criada para contribuir com a capacitação de servidores técnico-administrativos, docentes e gestores da UFRN; o ambiente virtual de aprendizagem da Escola Agrícola de Jundiaí; o ambiente virtual de aprendizagem do curso de Mestrado Profissional Gestão da qualidade em Serviços de Saúde, entre outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias