19 de Abril de 2024
Status de compra impacta reação à publicidade, indica pesquisa
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise indica que o status de compra de um consumidor tem impacto na forma em que respondem a diversos estímulos publicitários.
Consumidores “adiantados” nas compras respondem melhor a estímulos de promoção e preço, enquanto aqueles mais “atrasados” necessitam de mais informações – o que mostra uma reação diferente à qualquer tipo de publicidade.
O levantamento foi realizado em fevereiro, e ouviu 1.500 consumidores por meio de questionários on-line. A Offerwise mapeou quase 50 mil compras em 33 categorias de produtos de bens duráveis, como eletrônicos, móveis e eletrodomésticos.
O estudo revela que a janela de compra não é a mesma que a de vida útil do produto. Apenas um em cada cinco respondentes alegaram comprar um eletrônico, eletrodoméstico ou móvel no exato limite do término da vida útil. Neste sentido, 36% comprarão um novo item antes desse período. Já 26% irão recomprar um produto só após o final do tempo de vida útil.
Uma parte dos consumidores (40%) ainda não definiu a marca da qual adquirirá seu próximo produto. Além disso, 1 a cada cinco brasileiros afirmaram que pretendem comprar algo que ainda não têm, movidos por facilitar a vida para 33% e, de fato, a necessidade de determinado item (28%).
Apesar disso, quando analisados bens duráveis, as próximas compras deverão ser feitas ainda neste ano ou no próximo. A maioria (80%), irá realizar recompras. Assim, a necessidade da troca de um item é movida pela necessidade de substituição para 19% ou upgrade para 16%.
Bens de consumo
No que diz respeito a bens de consumo, o preço tem sido decisivo para a compra. Quase metade (48%) dos entrevistados disseram estar optando por produtos genéricos ou de marcas próprias de redes de varejo e lojas, uma vez que são mais baratos.
Este tipo de produto, inclusive, tem impulsionado as buscas no Google. Cuidados para roupas e para o corpo são as únicas categorias em que a busca por marcas ainda é maior, com 56% e 59%, respectivamente.
Ao optar pelos genéricos, o público apontou não ver uma diferença significativa em relação às marcas mais caras. A diferenciação é ainda maior entre os jovens e em classes mais altas. A Offerwise identificou que 50% dos jovens entre 18 e 24 anos lembra das propagandas que viram no dia anterior. Já entre o público 45+, o percentual sobe para 61%.
Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/sem-categoria/status-da-compra-impacta-a-reacao-a-estimulos-publicitarios