Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Abril de 2020

Startup cria robô que atua como mentor de carreiras para processos seletivos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Especializada em recolocação profissional, uma startup brasileira chamada GOOWIT anunciou nesta segunda-feira (06), o lançamento de um robô virtual (ou bot, se preferir) que funcionará como uma espécie de "mentor de carreiras" para aqueles que buscam um emprego. Com o nome de Sherppy, o bot, usa Inteligência Artificial para auxiliar o candidato a definir seus objetivos profissionais. 

A partir daí, ele faz com que sejam desenvolvidos soft e hard skills para concorrer às vagas na área em que pretende atuar. De acordo com a GOOWIT, são quase 100 competências, técnicas comportamentais e de liderança, além de uma trilha de aprendizagem que permitirá o desenvolvimento das habilidades para que o usuário se saia bem durante o processo seletivo. 

“O Sherppy é uma ferramenta indispensável para este momento de confinamento que vivemos", afirmou Deibson Silva, CEO da GOOWIT. "Com o nosso bot, o usuário terá a orientação e o direcionamento necessários para saber o que seguir e o que estudar", completa. Ainda segundo o executivo, foram investidos R$ 1,4 milhão para o desenvolvimento do bot. Tanto o Sherppy, quanto a rede social da GOOWIT podem ser acessados neste link.

Dando "match"

Para além do Sherppy, a GOOWIT tem como carro-chefe uma rede social que dá "match" entre empresas e profissionais em busca de recolocação no mercado. Segundo a startup, todo o processo seletivo é feito de forma 100% remota, pela internet, desde a entrevista até a assinatura do contrato. 

Na plataforma, a empresa que decidir contratar poderá ter acesso aos currículos e a seleção de seus candidatos. A partir disso, uma sala virtual pode ser criada para dinâmicas e entrevistas, com toda a comunicação pela mesma página do serviço. 

Os candidatos preenchem um cadastro, com informações de currículo de forma gratuita para o banco de dados. Para a empresa, o custo da contratação depende da quantidade e da qualificação dos profissionais que deseja empregar.

Em alguns processos, a organização pode incluir testes virtuais, por exemplo, quando a vaga disponível necessita o conhecimento de uma ferramenta específica. Além disso, a comunicação pode ser feita pela plataforma ou e-mail, inclusive para as convocações e devolutivas das etapas da seleção.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/startup-cria-robo-que-atua-como-mentor-de-carreiras-para-processos-seletivos-162959/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias