Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Julho de 2021

Semana Nacional de Orgânicos tem programação com capacitações no RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Das feirinhas agroecológicas ao supermercados e aplicativos de delivery, os alimentos orgânicos ocupam mais espaço na preferência dos consumidores. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos cresceu quase 10% entre 2020 este ano. O Brasil possui mais de 25,4 mil produtores de alimentos sem aditivos químicos registrados, somente até maio de 2021, estima-se que o crescimento médio do mercado deve ficar entre 20% e 30%.

Para estimular os micro e pequenos negócios do setor a aproveitarem essa onda de crescimento, impulsionado pelo aumento da saudabilidade e alimentação em casa, o Sebrae no Rio Grande do Norte, Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-RN) e Associação dos Produtores Orgânicos do RN - APOERN, em parceria com diversas Instituições que compõem a Comissão Estadual de Produção Orgânica do RN (CPorg), realizam a XVIII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos no estado, no período de 2 a 6 de agosto.

O objetivo é difundir informações aos consumidores e produtores rurais quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos, além de divulgar os benefícios legais, ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. De acordo com analista da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN e coordenadora Estadual da CPorg/RN, Sergina Fernandes, a programação do evento consta com palestras virtuais e uma mesa redonda com a presença de Instituições Estaduais para debater a construção de uma legislação para a Agroecologia no RN.

Toda programação será transmitidas pela internet, através do canal do Potiguar Notícias (https://www.youtube.com/channel/UC0h9yRJV14NT5ke6nj84H_g) abordando temas, como ‘a importância de políticas públicas de fomento à agroecologia’, ‘as leis de incentivo à agroecologia no Brasil e o que pode ser construído para o RN’, ‘os diversos tipos de certificação orgânica’ e ‘o associativismo como instrumento para o desenvolvimento de produção orgânica’.

De acordo com Sergina Fernandes, também está prevista uma oficina presencial direcionada aos produtores vinculado a APOERN, para realização do planejamento estratégico para os próximos 2 anos (2021/2023), que ocorrerá no dia 4, das 9h às 15h, na UNICAFES, e será ministrada pelo consultor credenciado do Sebrae/RN e especialista em Gestão Estratégica e de Negócios - Gustavo Fonseca.

As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/ZWhZ3isH8JEtyhC68

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias