Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Janeiro de 2021

Sebrae produz videoaulas com conteúdos para empreendedores

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com o advento da pandemia e o risco de contágio em espaços de aglomeração, como salas de aula e de capacitação, as tecnologias digitais se tornaram imprescindíveis para as empresas e instituições que ofertam o ensino à distância e capacitações via internet. Para atender às demandas dos empresários e empreendedores, o Sebrae do Rio Grande do Norte está produzindo cinco videoaulas didáticas e objetivas, com conteúdos que vão oferecer conhecimento, além de desmistificar essa avalanche de novidades que surgiu com os modelos de gestão e estratégias de negócios inovadores.  

As videoaulas desenvolvidas são destinadas aos empresários de micro e pequenas empresas e potenciais empreendedores, que desejam orientações sobre como melhorar a atuação de sua empresa utilizando ferramentas práticas e inovadoras. Os temas abordados nessas videoaulas são: mapa de empatia, storytelling, pitch, personal branding e prototipe. 

O conteúdo explanado na videoaula sobre Mapa de Empatia foca na melhoria das experiências entregues pelas empresas, seus produtos e serviços. A ferramenta mapa de empatia pode ajudar a mapear aspectos importantes do negócio e descobrir o que o cliente sente, fala, ouve, vê, suas dores e necessidades. Do ponto de vista psicológico, o conceito de empatia é a capacidade do indivíduo sentir o que uma outra pessoa sente, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. “Ou seja, procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro, a fim de tentar compreender sentimentos e emoções”, explica a analista técnica da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae-RN, Grasielly de Lima.  

Outro tema que está em alta no mercado é o Storytelling, e uma videoaula específica sobre o assunto apresenta orientações para a compreensão sobre o processo de contar histórias sobre si mesmo, suas empresas, seus produtos e serviços.  “O storytelling é o uso de técnica narrativa que aguça as memórias afetivas e valores morais coletivos nos envolvendo e interligando os personagens”, explica Guilherme Alves, consultor credenciado do Sebrae-PE, que ministrou as videoaulas. 

Soluções inovadoras

Muito utilizado por startups, sobretudo em competições tipo hackathons, o Pitch é tema de uma videoaula desenvolvida para empresários e potenciais empreendedores que desejam aprender como realizar um pitch sobre si mesmos, suas empresas, seus produtos e serviços. O pitch é uma estratégia de apresentação com o objetivo de conquistar o interesse de investidores, parceiros ou clientes pelo seu negócio ou ideia apresentada. Existem 10 tipos: pitch palavra; pitch twitter; pitch problema x solução; pitch pixar; pitch interrogativo; pitch elevador; pitch frase título e pitch rimado. O pitch ideal tem cinco elementos: dor, autoridade, solução, mercado e monetização, segundo Guilherme Alves.

Hackathons são eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de em um período curto de tempo, criarem soluções inovadoras para algum problema específico. 

Outro importante conteúdo que faz parte da série de videoaulas do Sebrae é o Personal Branding. Este permite ao interessado aprender como fazer um personal branding sobre si mesmo, sua empresa, seus produtos e serviços.  O Personal Branding é a gestão da marca pessoal, possibilitando a descoberta do que torna o empreendedor único; a definição de um posicionamento; como comunicar melhor a proposta única de valor; como alcançar relevância e influência para determinado público alvo e melhorar a mensagem e experiência entregues em todos os pontos de contato da marca com o mundo externo.  

Com o objetivo orientar e ensinar os empreendedores a prototiparem suas ideias e a desenvolver novos produtos, serviços, modelos de negócio, canais de venda e formas de relacionamento com clientes, também foi elaborada e gravada a videoaula Prototipe. “Essa é uma oficina para quem deseja prototipar a proposta de valor, canais de venda e de relacionamento e a execução estratégica de um novo negócio direcionado para o Oceano Azul (blue ocean). Ou seja, um novo negócio inovador”, explica Guilherme Alves.

Todas as videoaulas são ministradas pelo consultor credenciado do Sebrae-PE, Guilherme Alves, graduado em Gestão da Informação e Mestre doutorando em Ciência da Informação, sob a coordenação das analistas técnicas do Sebrae-RN, Grasielly de Lima e Jéssica Sena. Depois de todo o material editado, o Sebrae do Rio Grande do Norte vai disponibilizar para todo o Sistema Sebrae as videoaulas e os clientes que acessarem as plataformas digitais da instituição poderão ter acesso. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias