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11 de Janeiro de 2021

Sebrae apresenta Ideias de Negócios para interessados em empreender

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No ano passado, pessoas do mundo inteiro tiveram que adiar sonhos por causa da pandemia da Covid-19. Não foi fácil cancelar aquela viagem tão esperada, reunir os amigos virtualmente para comemorar o aniversário e até mesmo, adiar o sonho de empreender, abrindo o próprio negócio diante de tanta incerteza. Mesmo com a pandemia, a expectativa é que muitas novas micro e pequenas empresas possam surgir neste ano de 2021, tendo em vista que o empreendedorismo é uma das alternativas encontradas como fonte de trabalho e renda em momentos de crise.

Para apoiar os potenciais empresários, o Sebrae disponibiliza mais de 400 ideias de negócios, com conteúdo voltado para quem planeja abrir uma microempresa ou empresa de pequeno porte ou tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI), neste ano.  Em 2020, o canal “Ideias de Negócios”, do Portal Sebrae, continuou sendo uma das sessões mais visitadas por interessados em empreender em atividades que apresentam viabilidade no mercado competitivo e que possam garantir um retorno financeiro satisfatório.

O Sebrae identificou os 26 negócios mais pesquisados na página. Entre eles destacam-se: distribuidora de bebidas, pet shop, escritório de consultoria, frete e transporte de pequenas cargas, loja de produtos naturais, centro de estética, loja de cosméticos e perfumaria, hamburgueria, produção de alimentos congelados, padaria e fornecedor de refeições em marmita.  Nesses conteúdos especiais, o futuro empreendedor facilmente pode encontrar diversas informações organizadas por tópicos como: visão geral do mercado, estrutura necessária, dicas, investimentos e custos, equipamentos, pessoal, exigências legais e específicas, localização, entre outras.

Na contramão da crise instalada com a pandemia no ano passado, o jovem empreendedor Marcell Cunha pesquisou e estruturou um negócio num momento em que muitos empresários fechavam as portas. Marcell abriu na capital o Hambúrguer de Ponta, uma operação que funciona sob o sistema de entregas e tem como atrativo a cultura potiguar e as memórias afetivas do natalense. O cardápio reúne uma variedade de hambúrgueres gourmet que tem nomes, como ‘Blend de Ponta’ e ‘Escalada do Careca’, remetendo à famosa Praia de Ponta Negra e seu famoso atrativo turístico, o Morro do Careca.

O analista técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, Paulo Ricardo Bezerra, ressalta a importância do empreendedor desenvolver um produto ou serviço que atenda a necessidade do cliente. “É importante ser algo novo, que atenda um nicho de mercado e tenha potencial de gerar lucro. E, ressalto, que diante de uma ideia de negócios, é importante que ela seja validada por meio de uma pesquisa de mercado junto ao público-alvo do negócio, conversa com especialistas do segmento em que pretende atuar e experimentação do produto ou serviço”, recomenda.

Especialista em pesquisa de mercado e Doutor em Engenharia de Produção, o estatístico Paulo Ricardo adverte que a não validação da ideia poderá gerar problemas, como o desperdício de recursos financeiros em um negócio que pode se mostrar inviável no futuro. “O empreendedor poderá demorar para descobrir que a sua ideia não tem mercado e ainda sofrer uma frustração, que é o pior efeito da falta de validação. Ou seja, o empreendedor fica sem saber se o produto ou serviço é viável ou não”, complementa.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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