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26 de Setembro de 2020

Saiba por que a área de conteúdo digital é oportunidade para jornalistas se reinventarem

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A história da comunicação se mistura diretamente com a atuação dos jornalistas. A cada evolução tecnológica esses profissionais não só acompanham os reflexos sociais como também precisam se adaptar novas maneiras de produzir e distribuir informação. 

Até há poucos anos, meios como televisão, rádio, jornais e revistas eram as principais opções do público. Mas quando a internet se tornou um commodity, o computador virou a principal ferramenta de trabalho e o smartphone ocupou o papel de melhor amigo. 

É nesse contexto que a profissão do jornalista precisou se reinventar para continuar existindo e novas oportunidades  também apareceram para aqueles que souberam acompanhar o compasso da tecnologia. "A importância desse profissional é inegável, já que a necessidade de uma boa apuração dos fatos e de técnica na hora de narrá-los ao público não podem ser substituídas por nenhuma tecnologia. Por outro lado, todo esse conhecimento também pode ser aproveitado em novas áreas como o SEO", opina Viviane Camargos, jornalista e fundadora da Experta Media, empresa com foco em produção e distribuição de conteúdo para estratégias de SEO (técnicas para sites ranquearem no Google.)

Jornalistas que desejam contribuir com a sociedade produzindo notícias de qualidade ou que, ao trabalhar com assessoria de imprensa, desejam que suas matérias obtenham uma boa projeção na mídia on-line precisam entender como funciona a classificação de qualidade dos conteúdos pelos mecanismos de busca, como o Google e se adaptar a esse novo ritmo. "Para contribuir ainda mais com esse processo de readaptação criamos um guia de SEO para jornalistas. É uma forma de fortalecermos o mercado e a profissão", completa Viviane

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou somente SEO, é um conjunto de ações desenvolvidas em um site com o objetivo de torná-lo mais detectável aos olhos do Google. Fazer uma otimização SEO é, portanto, fazer escolhas baseadas nas diretrizes que os motores de busca determinam para avaliar um domínio e decidir qual posição ele merece no ranking de resultados.

Esses cuidados precisam ser tomados desde a concepção do site, na hora de escolher uma hospedagem e uma plataforma, por exemplo. Existem regras que estão sempre sendo atualizadas pelos engenheiros do Google com o objetivo de manter esse serviço confiável e atrativo para as pessoas que o utilizam. Por isso os sites são avaliados frequentemente pelos robôs dos buscadores.

Na hora de produzir conteúdos, como uma matéria em formato de texto, o conhecimento em SEO também precisa ser acessado. Todo conteúdo publicado na internet tem o poder de atrair quem procura por ele, basta que ele seja criado estrategicamente.

SEO para jornalistas: o que os profissionais da mídia precisam saber

Um lead bem estruturado responde às perguntas fundamentais de quem busca por informação - o que, quem, quando, onde, como e por que - logo no início do texto. Quem é jornalista sabe que essa é a forma ensinada nas universidades e replicada nas redações. Mas quando o conteúdo vai ser publicado na internet, existem outros fatores tão importantes quanto esses.

Além do compromisso em propagar apenas fatos verídicos - o que ajuda a manter a internet segura contra fake news (desinformação, boatos) e outros golpes - o jornalista de 2020 precisa facilitar o caminho entre a notícia e o leitor, usando o Google a seu favor.

Link building: distribuição de conteúdo para construir autoridade

A rotina do jornalista digital também mudou no que diz respeito à distribuição de matérias, notas e releases. A rede de contatos e de influência segue tendo o mesmo peso, mas agora é possível (e inteligente) avaliar as métricas de cada parceiro na divulgação.

Isso porque a partir da inserção de um link em uma matéria que venha a ser publicada em um site de peso é possível elevar a percepção de autoridade que o Google tem sobre o domínio referenciado.

Nada novo por aqui: se alguém muito respeitado tem respeito por você, a comunidade ao redor também será levada à mesma conclusão.

O jornalismo não vai acabar. O valor da informação de qualidade segue sendo inestimável. Basta se adaptar sobre aquilo que é exigido do SEO para jornalistas e fluir na nova era da comunicação.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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