Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Setembro de 2023

RN consagra equipes vencedoras na etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte reconheceu o talento e o empenho de profissionais da imprensa potiguar em dar voz aos pequenos negócios do estado e por colocá-los em pauta. Nesta terça-feira (12), a instituição realizou a solenidade de premiação dos vencedores da etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Sagraram-se campeões profissionais da Agência Saiba Mais, Jovem Pan News Natal e Tribuna do Norte nas categorias Jornalismo em Texto, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo, respectivamente. As equipes ganhadores receberam troféus, certificados e mochilas. Os classificados em 1⁰ lugar de cada categoria vão representar o RN nas fases seguintes da premiação, as etapas regional e, posteriormente, nacional.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae para valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo no Rio Grande do Norte e divulgam a pauta dos pequenos negócios, ajudando ao desenvolvimento desse segmento no Rio Grande do Norte e no país. O prêmio já virou referência no fomento do jornalismo empreendedor. A solenidade de premiação reuniu a diretoria executiva do Sebrae-RN e integrantes da Unidade de Comunicação e Marketing da instituição, que receberam diretores dos veículos de imprensa, os profissionais classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, além dos jurados da estadual e convidados.

Ao lado dos diretores João Hélio Cavalcanti (Técnico) e Marcelo Toscano (Operações), o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, considerou a premiação um momento de reconhecimento da parceria desenvolvida entre a instituição e os veículos de imprensa do estado e seus profissionais.

“São profissionais que trabalham e divulgam matérias relevantes no apoio à pequena empresa. É uma forma de valorizar essa parceria e de reconhecer esses jornalista no ano em que o prêmio chega à décima edição e o Sebrae-RN completa 50 anos. É um grande prazer poder prestar essa homenagem com a premiação”, afirma.

De Timbaúba para o Brasil

O trabalho vencedor na categoria Jornalismo em Texto foi a reportagem “Tradição, subsistência e criatividade: quem são as bordadeiras de Timbaúba-RN que subiram a rampa do Palácio do Planalto”, de autoria da repórter da Agência Saiba Mais, Isabela Santos. O material aborda o trabalho feito por artesãs bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, município localizado na região Seridó, que ganharam projeção nacional ao bordar o terno usado pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

“É uma satisfação muito grande conseguir a primeira colocação no PSJ, que já está consolidado no país inteiro. Representa uma maior visibilidade do meu trabalho, mas, na verdade, o destaque maior é para o teor da reportagem, o trabalho das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas. Essa premiação reflete o que elas inspiraram. É um trabalho inspirador”, comemora a jornalista Isabela Santos.

Negócios do sol

Já a equipe da rádio Jovem Pan News Natal, composta por Ícaro Carvalho, Bernardo Luiz, David Emanuel e Tiago Rocha, levou o primeiro lugar na categoria Jornalismo em Vídeo com o trabalho ‘Sob o sol do desenvolvimento – energia solar transforma economia do RN’. A matéria, veiculada no canal da emissora no YouTube, posiciona a vanguarda do Rio Grande do Norte no setor de energias renováveis, com destaque para a solar fotovoltaica, e como essa indústria pode ser uma alavanca para o desenvolvimento do estado e as oportunidades para pequenas empresas, com perspectivas de instalação de parques de geração centralizada.

“Fico muito feliz em ser agraciado com o primeiro lugar na categoria vídeo, representando a minha equipe da Jovem Pan News Natal. É um prêmio que eu não conquistei sozinho. Tivemos muito apoio na edição, muito cuidado nas filmagens e direção também. Fico muito feliz em, pela primeira vez, vencer este prêmio. A gente sabe da importância de um prêmio como o PSJ para o jornalista, para o currículo, e para valorização do nosso trabalho, que é tão árduo, tão difícil, cheio de dificuldades. Então, conquistar um prêmio dá um gás para a gente continuar”, comemora Ícaro Carvalho.

Retrato dos passos

Na categoria Fotojornalismo, o campeão foi o fotógrafo do diárioTribuna do Norte, Alex Régis, pela produção fotográfica da reportagem “Balé da Ralé: projeto na antiga Favela do Japão, que oferece aulas de balé e dança para 120 crianças’, escrita pelo repórter Tádzio França para o mesmo veículo. As fotos retratam a iniciativa de levar aulas de balé clássico para uma comunidade periférica de Natal, a Novo Horizonte, antiga Favela do Japão, no bairro das Quintas, e a dedicação das crianças de famílias de baixo poder aquisitivo de seguirem os passos suaves da dança, assim como o esforço de uma professora para torna isso uma realidade. Essa é a segunda edição consecutiva que Alex Régis vence a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

“Queria mais era agradecer ao Sebrae pelo espaço aberto com o prêmio, que sempre lança temas interessantes para gente abordar, à Tribuna do Norte, que nos dá todas as condições para a gente trabalhar, e principalmente, ao pessoal do Balé da Ralé, que é um projeto lindo, feito dentro de uma comunidade, muitas vezes tão descriminada. É gratificante dar voz a essas pessoas e ajudar desmistificar essa ideia de que comunidade vive só do crime”, diz o fotógrafo.

Ele não pode comparecer à entrega do troféu. O superintendente da Tribuna do Norte, Fernando Fernandes o representou no evento e recebeu o troféu em seu lugar.

Todos os trabalhos inscritos foram analisados por uma banca de jurados composta por jornalistas experientes e destacados na opinião pública do Rio Grande do Norte, entre eles o escritor, editor e ex-diretor de redação da Tribuna do Norte, Carlos Peixoto, a jornalista Célia Freire, que por anos integrou a equipe de editores do referido periódico, presidiu o sindicato de jornalistas e foi gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae-RN. Também integrou o júri estadual, a jornalista Juliska Azevedo, profissional gabaritada que passou por redações de periódicos, foi secretária de Comunicação no governo do estado e atualmente gerencia a equipe de Comunicação da Federação das Indústrias do RN e tem o Blog da Juliska.

Próximas etapas da premiação

O Prêmio Sebrae de Jornalismo valoriza, nesses dez anos, os profissionais de imprensa que amplificam a voz e o trabalho de empreendedores de pequenos negócios. É o reconhecimento de quem atua para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida de milhões de empreendedores. Os vencedores da etapa estadual seguem para a seletiva regional, prevista para ocorrer no fim deste mês, e a grande final, no dia 24 de novembro, em Brasília.

O 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo busca reconhecer as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Além do reconhecimento aos melhores trabalhos em quatro categorias (Texto, Áudio, Foto e Vídeo), na etapa nacional, haverá a estreia do prêmio especial Empreendedorismo Social, um incentivo à produção de conteúdos que abordem o empreendedorismo social como uma força capaz de impactar uma realidade local, regional ou nacional.

Confira o resultado da etapa estadual do 10º PSJ -RN:

Categoria Jornalismo em Texto

1º LUGAR: Agência Saiba Mais
Isabela Santos – ‘Tradição, Subsistência e Criatividade: quem são as bordadeiras de Timbaúba-RN que subiram a rampa do Palácio do Planalto’.

2º LUGAR: Tribuna do Norte
Líria Paz – ‘Startup do RN capacita pacientes oncológicas para empreender’.

3º LUGAR: Tribuna do Norte
Cláudio Oliveira – ‘Pequenos negócios se conectam ao mercado de energia renovável’.

Categoria Jornalismo em Vídeo

1º LUGAR: Joven Pan News Natal
Ícaro Carvalho, Bernardo Luiz, David Emanuel e Tiago Rocha – ‘Sob o sol do desenvolvimento – energia solar transforma economia do RN’.

2º LUGAR: TV Universitária
Rangel Pontes – ‘Balé da Ralé’.

3º LUGAR: InterTV
Sérgio Henrique Santos e Cléber Dantas – ‘Mercado da Moda cresce no RN’

Categoria Fotojornalismo

1º LUGAR: Tribuna do Norte
Alex Régis – ‘O passo firme e elegante do Balé da Ralé’.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias