Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Agosto de 2020

Provas do Enade 2020 são adiadas devido a pandemia da covid-19

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi adiado para 2021 devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. Na UFRN, devem participar do Enade os alunos de todos os cursos de licenciatura e de bacharelado das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e áreas afins, e cursos superiores de tecnologia na área de Informação e Comunicação. 

Os cursos são vinculados aos Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Centro de Educação (CE), Centro de Biociências (CB), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres).

De acordo com o professor Fabiano Gomes, responsável pela Coordenadoria de Acompanhamento, Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copav) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRN, os estudantes que farão a prova serão os que possuírem 80% do curso integralizado até a data final de inscrição do Enade, cuja nova data ainda não está definida, ou que estejam com previsão de colação de grau até a data especificada no edital. 

“Se não tivesse ocorrido o adiamento do Enade, essa data seria 31 de agosto. Mas como o exame foi adiado, não temos essa previsão de nova data nem da quantidade de alunos da UFRN que devem participar do Exame, pois não sabemos se os possíveis concluintes do período 2020.2 irão participar da prova”, ressaltou Fabiano. 

Até agora, 42 cursos estão confirmados para participar do Enade em 2020 e mais três podem entrar na lista, a depender das diretrizes de provas que ainda serão divulgadas com o novo edital do Exame. 

O Enade tem grande relevância para o aluno e para a UFRN. Para os alunos, o Exame é indicador da qualidade do curso do qual são egressos e é indispensável para a obtenção do diploma. “É bem melhor ser formado em um curso de qualidade, que pode ser atestado pelo Enade”, coloca Fabiano. 

E para a UFRN, o desempenho no Enade compõe o indicador de qualidade de cursos denominado Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez repercute no indicador de qualidade da instituição, o Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC), integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Atualmente, a UFRN tem o quarto maior IGC do Norte-Nordeste. 

No Enade, são avaliados o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

Realizado anualmente, as provas são aplicadas de acordo com um Ciclo Avaliativo proposto pelo Inep, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2020, os cursos que fazem parte do Ano 2 serão os que irão irão participar do Exame. “Dessa forma, os cursos são avaliados pelo Enade a cada três anos”, explica Fabiano Gomes. Participam da avaliação, os cursos que possuem previsão de 2 mil concluintes e que existam pelo menos 100 graduações no país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias