19 de Fevereiro de 2026
Programa gratuito de alfabetização para jovens e adultos abre inscrições em Natal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2026. Totalmente gratuito, o programa é voltado a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação no tempo regular ou que enfrentam dificuldades de leitura e escrita.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2026, por meio do site institutoyduqs.com.br/
“Quando uma pessoa aprende a ler e escrever, ela amplia suas possibilidades de escolha, de participação social e de autonomia. O programa foi pensado para dialogar com a realidade dos alunos e ajudá-los a aplicar o conhecimento no dia a dia, transformando suas próprias histórias”, destaca Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, do qual a Estácio faz parte.
Com metodologia própria, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos é estruturado em dois módulos independentes, cada um com duração de quatro meses.
O Módulo I capacita os alunos a ler e escrever pequenos textos com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o Módulo II é voltado ao aperfeiçoamento da leitura, da escrita e da interpretação crítica de textos, atendendo também pessoas em situação de analfabetismo funcional.
As aulas ocorrem duas vezes por semana, com duração de três horas, e contam com o apoio de monitores estudantes dos cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, além do acompanhamento do corpo docente da instituição.
Desafio estrutural
Mesmo com avanços, o analfabetismo ainda representa um desafio no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, indicam que o país registrava 9,1 milhões de pessoas analfabetas em 2024, dos quais 5,1 milhões têm 60 anos ou mais. A região Nordeste concentrou o maior percentual, de 11,1%.
Diante desse cenário, o programa atua diretamente nas comunidades do entorno das unidades participantes, promovendo inclusão educacional, autonomia e melhores condições de vida. Desde sua criação, em 2018, a iniciativa já beneficiou mais de 2 mil pessoas, com idades entre 30 e 70 anos.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os de número 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades), o programa reforça a educação ao longo da vida como base para o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania.
Sobre o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Lançado em 2018, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa gratuita de impacto social que busca combater o analfabetismo e promover a inclusão educacional. Atualmente presente em 21 unidades no Brasil, o programa é desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil.
Mais informações estão disponíveis em institutoyduqs.com.br/