Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Janeiro de 2021

Professor do IFRN publica pesquisas científicas sobre a COVID-19

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A pandemia do coronavírus transformou a rotina e a realidade de muitas pessoas. Além de todos os cuidados exigidos para a mitigar a propagação do vírus, como a utilização de máscaras e a intensificação no uso de produtos de asseio como álcool e sabão, o ambiente acadêmico esteve em intensa atividade de pesquisa nas mais diversas áreas da ciência e da tecnologia, visando sempre a melhor compreensão sobre a natureza da COVID-19 e seus impactos na saúde e na sociedade.

O professor Beldson Elias, do Campus Natal - Central, é um exemplo de quem se dedicou a estudar o assunto. Engenheiro civil e sanitarista de formação e doutor em geociências, ele também é pesquisador com especialidade em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Em meados de setembro, Beldson escreveu um artigo na revista acadêmica Hydro, especializada em estudos sobre a água.

Na publicação constam informações relevantes sobre a relação da COVID-19 com a questão do saneamento básico do Brasil. O estudo aponta que os efeitos do coronavírus poderão ser agravados, caso não haja atenção às implicações e condições do setor de saneamento, como o acesso à água tratada e a coleta aliada ao tratamento de esgoto, por exemplo.

O grau de importância do tema e a qualidade do trabalho produzido levaram Beldson ao diálogo com cientistas de outras instituições. "O contato com os pesquisadores da UERJ e da UNICAMP surgiu a partir dessa publicação que realizei sobre a temática da COVID-19 na revista Hydro. Um dos pesquisadores entrou em contato comigo através do site ResearchGate e me convidou para participar de uma nova pesquisa, que envolvia modelagem relacionada à infecção do vírus", ele conta.

O ResearchGate é uma comunidade online que reúne cerca de 19 milhões de cientistas espalhados pelo mundo, conectando pesquisadores em torno de áreas de interesse comuns. O trabalho, que já estava em curso, passou a contar com a contribuição do professor Beldson. "Ao aceitar o trabalho, passei a me dedicar à questão sanitária da pesquisa, já que os outros pesquisadores tinham uma excelente formação na área de modelagem", conclui.

O trabalho rendeu frutos. Ele foi publicado em dezembro e coroa o trabalho interinstitucional realizado pela equipe de cientistas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), como o pesquisador Jose Luis Huayanay Villar, e Nelson Quispe Cuba, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Para Beldson, estudos como esse devem servir como bússola para alertar os gestores públicos da importância da questão sanitária. "As áreas da matemática e da saúde estão cada vez mais utilizando indicadores para apontar caminhos. A matemática e a estatística são, indiscutivelmente, ferramentas que podem ajudar os agentes de gestão pública a tomarem as melhores decisões", reflete.

Acesse a publicação de autoria do professor Beldson Elias, publicado na Revista Hydro: A COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NO SANEAMENTO BÁSICO DO BRASIL

Acesse o trabalho em equipe (com participação do professor Beldson) sobre aplicação de modelagens matemáticas no controle a COVID-19: Application of Mathematical Models for Covid-19 Control Efforts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias