25 de Junho de 2018
Portais britânicos Guardian, News UK e Telegraph se associam para vender publicidade em conjunto
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O jornal britânico The Guardian uniu forças com os rivais News UK e Telegraph para criar um negócio de publicidade online – The Ozone Project – que permitirá a venda de anúncios digitais para vários sites de notícias por um único balcão de negócios. Com previsão de lançamento para setembro, o projeto tornará possível para os anunciantes comprarem espaço publicitário on-line no Guardian, no Times, no Sun e no Telegraph a partir de um único site.
De acordo com informações do The Guardian, o acordo envolve apenas anúncios online e todos os grupos de jornais continuarão a ter suas próprias equipes de vendas independentes, que competirão umas contra as outras por negócios. Não há cruzamento no conteúdo editorial ou no jornalismo, e nenhum dado será compartilhado entre os grupos de jornal.
Texto publicado no portal explica que o The Ozone Project será um negócio autônomo com seu próprio pessoal, respondendo conjuntamente às três grandes empresas de mídia. Os editores disseram que o projeto foi uma resposta às preocupações sobre "segurança da marca, governança de dados, falta de transparência na cadeia de suprimentos e fraude de anúncios" após vários escândalos de publicidade on-line.
O anúncio foi feito durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, e levou em consideração a difícil perspectiva financeira para os veículos tradicionais, vez que os principais investimentos em anúncios digitais têm sido destinados para Google e Facebook.
O diretor financeiro da Guardian News & Media, Hamish Nicklin, afirmou que a intenção é garantir que o jornalismo e o conteúdo de qualidade continuem a ser financiados. “Estamos trabalhando juntos para construir um ecossistema digital melhor para anunciantes, leitores e editores. O Projeto Ozônio é uma resposta aos desafios que todos enfrentamos e visa facilitar o mais alto padrão de publicidade digital e garantir que o jornalismo e o conteúdo de qualidade continuem a ser financiados”, disse.
Veículo pede colaboração financeira a leitores
Ao final da reportagem de divulgação do novo projeto na página do The Guardian, o leitor se depara com um convite para que contribua financeiramente para a manutenção do veículo de comunicação. A empresa justifica que quer manter o jornalismo o mais aberto possível, que não cobra por suas notícias, mas que precisa de ajuda para manter este trabalho. E convida o leitor para contribuir via cartão de crédito. “O jornalismo investigativo independente do The Guardian leva muito tempo, dinheiro e muito trabalho para produzir”, justifica, e sugere a colaboração no valor de um dólar.
Com informações de texto de Jim Waterson no portal do The Guardian. Mais informações: https://www.theguardian.com/media/2018/jun/20/guardian-news-uk-telegraph-launch-advertising-business-ozone-project