Os serviços de streaming representam hoje a segunda maior audiência do mercado de entretenimento brasileiro. Os serviços como Netflix, Amazon Prime Video e outros acumularam, em junho de 2020, 15% de market share e uma média de sete pontos no Ibope, um total que só é superado pelos números da Globo, com 15 pontos e 32,6% de participação no mercado — todas as outras emissoras ficaram para trás.

Os dados são referentes à chamada faixa comercial do Ibope, período diário que vai das 7h à meia-noite. Durante esse tempo, 15 em cada 100 televisores estavam consumindo conteúdo por streaming, com os sete pontos de Ibope representando 1,7 milhão de pessoas conectadas às plataformas digitais ao longo do período nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Os números foram publicados pela coluna de Ricardo Feltrin, no UOL, e podem ser ainda maiores, já que não levam em conta o consumo de mídia por streaming através de celulares ou tablets. A medição é a mesma feita normalmente pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) para obter os dados relacionados à audiência da televisão, com um aparelho detectando o que está sendo exibido no televisor.

Estes totais são extrapolados de forma estatística, de acordo com a população das cidades, de forma a entregar aos canais os dados sobre a audiência. A Record ficou na terceira colocação em junho, com 5,5 pontos e 12% de market share. Depois vem o SBT, com cinco pontos e 10,8% de participação, a Band (1,5 e 3,2%) e, por fim, a RedeTV (0,6 e 1,4%).

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/plataformas-de-streaming-ja-concentram-a-segunda-maior-audiencia-no-brasil-167786/