Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Janeiro de 2021

Pesquisadores podem se inscrever no programa Catalisa ICT do Sebrae até o dia 24

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae está com as inscrições abertas até dia 24 deste mês para o programa Catalisa ICT, uma iniciativa que visa estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos no mundo do empreendedorismo. Os interessados devem acessar o site www.sebrae.com.br/catalisaict/ para se inscrever gratuitamente. Em todo o país, serão selecionadas mil pesquisas que têm potencial inovador e que podem se transformar em um negócio.

Segundo a analista técnica da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Jéssica Sena, a ideia é estimular mestres, mestrandos, doutores e doutorandos a participarem da seleção, que vai oferecer para pesquisadores brasileiros uma jornada de aceleração inicialmente e, na etapa seguinte, subsídios para implementar 270 planos de inovação em empresas.

No Rio Grande do Norte, o programa foi apresentado no final de novembro de 2020 para todo o ecossistema de inovação potiguar, mostrando os benefícios da iniciativa para pesquisadores do estado, uma vez que o Catalisa ICT oferece capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

Podem se inscrever no programa pesquisadores das mais diversas áreas de atuação. O único requisito é que o participante apresente alguma proposta inovadora. A expectativa é que a partir do Catalisa ICT possam surgir projetos de solução para as áreas da saúde, alimentação, agronegócio, tecnologia da informação, comunicação, entre outras.

A jornada de aceleração dos pesquisadores para o empreendedorismo terá quatro etapas: mobilização, capacitação estruturação, desenvolvimento e teste, inovação e escala. A primeira fase conta com a realização de workshops à distância envolvendo os ecossistemas estaduais de inovação, assim como a publicação do primeiro edital nacional e a seleção das pesquisas com potencial de inovação.

A segunda fase é voltada para educação empreendedora, na qual os pesquisadores serão apresentados a conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de conhecerem desafios de empresas e da sociedade. Nessa etapa, por meio de editais, haverá o fomento a planos de inovação apresentados pelos pesquisadores selecionados.

A terceira fase consiste em aplicar os conhecimentos e propor projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Serão abertos editais com aportes de recursos para criação de empresas. Na quarta e última fase, os resultados das empresas criadas serão impulsionados com ações de aproximação com investidores, para captação de capital empreendedor. O Catalisa pretende entregar ao País mais de 1.000 pesquisas com potencial inovador, 270 planos de inovação, 135 projetos de PD&I e 130 pesquisadores atuando diretamente em micro e pequenos negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias