Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Junho de 2021

Pesquisadores da UFRN concorrem à premiação nacional do Intercom

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O aluno recém-formado Leandro Lima Ribeiro, do Departamento de Comunicação Social (Decom), e o professor Clebson Luiz de Brito, do Departamento de Letras (Delet), concorrem ao Prêmio Nacional Vera Giangrande 2021 da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A pesquisa foi financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio do Prêmio Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) da UFRN. O estudo analisou, entre 2017 e 2019, os discursos contrários aos direitos humanos em comentários de portais de informação e redes sociais.

Apresentado inicialmente no Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), de forma virtual, a análise foi classificada entre os diversos trabalhos apresentados nas oito categorias do Intercom Júnior, que reúne as produções de alunos da graduação e recém-graduados de todo o Brasil. Na terceira fase de avaliação, o trabalho finalista, que representa a UFRN, concorrerá com produções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O estudo contou com a orientação do professor Clebson Luiz de Brito, do Delet/UFRN, que investiga a configuração dos discursos contrários aos direitos humanos nos ambientes virtuais. Na proposta em questão, buscou-se compreender como a violação dos direitos humanos era sustentada pelos internautas à luz da semiótica francesa e dos estudos da argumentação quando relacionada à diversidade sexual. “O projeto procura explicitar os contornos de uma retórica desumanizante empregada em diferentes textos que manifestam rejeição aos direitos humanos”, destacou o professor Clebson.

Leandro, atualmente mestrando em Semiótica e Linguística pela USP, destaca a importância que a iniciação científica teve não só na sua formação intelectual, como também na sua autonomia e visão crítica. “Espero que, mesmo com os atuais cortes na pesquisa e na inovação, outros estudantes possam ter a oportunidade de realizar suas pesquisas e que, além disso, tenham incentivo para participar de eventos da área. Nesse sentido, a UFRN exerceu um papel essencial”, disse.

A premiação do 1°, 2° e 3° lugares ocorrerá durante o 44° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado pela Universidade Católica de Pernambuco, de forma remota, entre 4 e 9 de outubro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias