Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Agosto de 2020

Pesquisa: 87% dos usuários de apps de mensagens querem conversas privadas sem rastreamento

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Facebook, aponta que quase 90% dos brasileiros (87%) creem que as pessoas têm o direito de ter uma conversa online privada, sem que suas mensagens sejam rastreadas. O levantamento foi realizado cerca de um mês após levantamento anterior, no qual 75% dos entrevistados afirmaram ter esse direito. Os resultados vêm na esteira da aprovação no Senado Federal do projeto de lei (PL) 2.630/2020, conhecida também como Lei de Combate as Fake News.

O artigo 10 do PL, que está em discussão na Câmara dos Deputados, propõe tornar obrigatório que aplicativos de mensagens como o WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram rastreiem as conversas dos usuários e guardem registros de mensagens encaminhadas, incluindo as informações de contato, data e horário de encaminhamento, além do total de pessoas que recebeu a mensagem.

Embora o texto aprovado preveja que só será obrigatória a coleta de dados de mensagens encaminhadas em massa, definidas como mensagens enviadas por mais de 5 usuários com uma quantidade mínima de mil destinatários, empresas como o WhatsApp afirmam que isso só pode ser aferido depois de coletados e guardados os dados de todas as mensagens.

Ou seja, para que uma mensagem possa ser rastreada para identificar quem a enviou, na prática, todas as mensagens devem ser monitoradas. Com isso, os usuários teriam sua privacidade comprometida. Além disso, o mecanismo seria ineficaz. Isso porque técnicas simples como "copiar e colar" um texto recebido por mensagem, ou "salvar" uma mídia no celular para então reenviá-la já quebram a cadeia de encaminhamentos.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/87-dos-usuarios-de-apps-de-mensagens-querem-conversas-privadas-sem-rastreamento-169518/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias