Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Outubro de 2020

Neurocientista da UFRN participa de simpósio brasileiro-alemão

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A neurocientista Natalia Mota, do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), participará como palestrante do Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposium (BRAGFOST). Financiado pela Alexander von Humboldt Foundation e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o simpósio é realizado anualmente e, devido à pandemia da covid-19, acontecerá de forma virtual a partir desta quinta-feira, 22, até a sexta-feira, 23.

BRAGFOST é um simpósio com foco tecnológico que busca reunir pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, que tenham demonstrado uma pesquisa relevante e com alto potencial de impacto nos últimos anos. Natalia Mota, como palestrante convidada do evento, participará da sessão sobre Inteligência Aumentada e Educação e falará sobre como é possível acessar medidas de desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento acadêmico na escola utilizando ferramentas computacionais.

Dentro dessa temática, a neurocientista abordará as ferramentas que servem de rastreio e detecção de disfunções de desenvolvimento cognitivo de forma precoce, para que se possa intervir. Além disso, também vai debater sobre intervenções fisiológicas que utilizem a saúde física para ajudar a melhorar o aprendizado, como o sono e os exercícios físicos.

Na palestra de sua sessão, Natalia será a única pesquisadora brasileira, junto ao neurocientista brasileiro João Ricardo Sato. “Me sinto bem feliz e honrada com esse reconhecimento de ser convidada para participar do evento e espero que possa contribuir da melhor maneira para que a gente possa estabelecer colaborações e manter o melhor da ciência brasileira em interação no mundo”, afirma.

Além da sessão em que Natalia estará presente, o evento traz outras duas: Biotecnologia para Sustentabilidade Futura e Ética e epistemologia para inteligência artificial e comportamento de máquina. Ao todo, 60 pesquisadores vão participar do Simpósio, sendo 30 do Brasil e 30 da Alemanha, e trocarão experiências com os palestrantes convidados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias