Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Outubro de 2020

Não lembra o nome da música? Agora é só assoviar que a IA do Google diz qual é

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Você provavelmente já se pegou assoviando, murmurando ou cantando um trecho de uma canção que gosta, mas que não sabe exatamente outros trechos da faixa, assim como o nome ou o artista. Agora, a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina do Google podem te dar uma mãozinha: a companhia lançou nesta quinta-feira (15) uma extensão aprimorada do reconhecimento de áudio já presente no seu widget, app de buscas ou Google Assistente para smartphones que reconhece a música, mesmo com o mínimo de informação a respeito.

Basta você clicar no ícone de microfone que fica no widget da busca do Google e assoviar, cantar ou até murmurar a melodia entre 10 a 15 segundos para que a poderosa IA da companhia tente encontrar o nome da faixa, letra e o autor — e nem precisa ser muito detalhado ou no ritmo certo, o que é uma boa para quem não leva muito jeito para ser cantor. Para acionar, é só escolher a aba “Que música é essa?”, que aparece quando o dispositivo móvel identifica um som.

Isso é possível porque cada melodia possui uma construção própria que funciona como uma ‘impressão digital sonora’. “Nossos modelos são treinados para identificar canções com base em uma variedade de fontes, incluindo humanos cantando, assoviando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio. Os algoritmos também eliminam todos os outros detalhes, como instrumentos de acompanhamento, o timbre e o tom da voz. O que nos resta é a sequência baseada em números da música, ou a impressão digital”, explica a empresa.

“Comparamos essas sequências com milhares de músicas de todo o mundo e identificamos possíveis correspondências em tempo real. Por exemplo, se você ouvir Dance Monkey de Tones and I, você reconhecerá a música, seja ela cantada, assobiada ou cantarolada. Da mesma forma, nossos modelos de aprendizado de máquina reconhecem a melodia da versão gravada em estúdio da música, que podemos usar para combiná-la com o áudio cantarolado de uma pessoa”, complementa.

A novidade passa a integrar o widget da busca do Google, apenas para dispositivos móveis, no idioma inglês no iOS e em outras 20 línguas no Android, a partir desta quinta-feira (15). No teste feito pelo Canaltech, o recurso aparentemente ainda não está disponível com a configuração em português ou no Brasil, contudo, a companhia adiantou que deve ampliar a distribuição futuramente.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/nao-lembra-o-nome-da-musica-agora-e-so-assoviar-que-a-ia-do-google-diz-qual-e-173116/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias