Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Janeiro de 2024

Mercado de celulares premium cresceu em 2023, segundo relatório

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O mercado de celulares premium cresceu em 2023 e segue em alta, contrariando até mesmo o fluxo do setor de celulares como um todo. Essa é uma das conclusões de um novo relatório lançado pela consultoria Counterpoint Research, com base em previsões do último trimestre do ano passado.

Segundo o levantamento, vendas de aparelhos premium (que custam US$ 600 ou mais no preço dos Estados Unidos) devem apresentar um crescimento de 6% em 2023 em comparação com o ano anterior. Caso o número seja confirmado, isso significa um recorde para essa categoria de celulares mais caros.

Ao todo, o segmento é responsável por um quarto das vendas de smartphones em todo o mundo, além de carregar 60% da receita gerada pelas fabricantes no ano. O volume de unidades comercializadas subiu três vezes, se comparada com o ano de 2016.

Celulares premium carregando o setor
De acordo com a Counterpoint Research, o desempenho é ainda mais impressionante quando levamos em conta que o mercado global de celulares estava em baixa durante todo o ano de 2023.

Dados globais indicam que os consumidores estão atualizando o smartphone em um intervalo maior de tempo — e, quando chega a hora de trocá-lo, a tendência é um modelo mais caro.

Em termos de companhias, a Apple segue líder isolada na categoria premium, com 71% das vendas. Essa não é uma surpresa, já que a companhia sempre apostou quase todas as fichas em modelos mais caros do iPhone.

Atrás dela está a Samsung (17%), seguida por Huawei (5%), Xiaomi (2%) e Oppo (1%). As demais fabricantes somadas chegam a 4% do mercado.

O estudo mostra ainda que as regiões de China, oeste europeu, Índia, Oriente Médio e África foram as que mais contribuíram para o aumento nas unidades vendidas. A América Latina surge também como uma área com potencial para apresentar um recorde de vendas da categoria.

 

As vendas foram altas até mesmo para os modelos "ultra-premium", que são smartphones de US$ 1 mil ou mais. A geração de receita mais alta com menos unidades vendidas pode fazer com que mais fabricantes passem a focar ou destinem mais atenção para essa categoria ao longo do ano.

Fonte: Tecmundo, disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/275494-mercado-celulares-premium-cresceu-2023-segundo-relatorio.htm
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias