Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Março de 2024

Livro “Aprendiz de Bruxa” fala de meio ambiente e relação entre mulheres e natureza

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mês de março, mês das mulheres, tempo de refletir sobre todas as histórias que nos trouxeram até aqui.

Muitas mulheres foram queimadas na fogueira acusadas de serem bruxas. Sabe o que elas faziam? Curavam pessoas com ervas medicinais e acreditavam no poder da natureza. A ciência está aí para provar isso e, em homenagem a essas dedicadas mulheres e ao dia nacional de conscientização sobre as mudanças climáticas, será lançado no próximo dia 16, às 16 horas, no Parque das Dunas o livro Aprendiz de Bruxa.

A Bruxinha Glacia vem nos lembrar que cada indivíduo é responsável por suas ações, que não devemos prejudicar ninguém e que não estamos acima da natureza, mas em conexão profunda com ela. A partir desses princípios se deu a criação das tiras da Aprendiz de Bruxa, em 2019, por Milena Azevedo (roteiro) e Ju Loyola (arte). Após uma pausa na produção, a tira voltou em 2023, com arte da Mari Santtos.

No século vinte e cinco, a Bruxinha Glacia faz parte da vigésima quinta geração de uma família de bruxas e magos. No seu aniversário de treze anos, ela escolhe o Conciliábulo Dragoste para seus estudos e iniciação na bruxaria. Após completar um ano e um dia de treinamento, ocorre um incêndio no Conciliábulo Dragoste e a

Bruxinha Glacia fica presa na floresta. Ela aprende a sair da zona de conforto e encara os desafios como necessários ao seu processo de crescimento/amadurecimento (seguindo a máxima de fazer do limão uma limonada), continua com seus estudos de forma autodidata, e encontra dois amiguinhos: o coelho Pompom e a menina Helena

Empregando doçura e humor, as tiras da Aprendiz de Bruxa são voltadas para públicos ecléticos, de todas as idades, e promovem reflexões bem-humoradas e sensíveis sobre amizade e respeito à natureza, estimulando os leitores a praticarem novas formas de viver, agradecendo pelas coisas simples que estão ao seu redor, e muitas vezes passam despercebidas.

A compilação impressa das tiras da Aprendiz de Bruxa é fruto da Lei Paulo Gustavo, da Funcarte.

AUTORAS

Milena Azevedo é formada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRN, com mestrado em Estudos Históricos Latino-Americanos pela Unisinos/RS. Foi professora, empresária e curadora de eventos de cultura pop. Desde 2005 milita no campo das histórias em quadrinhos. Atualmente segue como diagramadora, letrista e roteirista de HQs e games, com trabalhos publicados localmente, em âmbito nacional e também em Portugal e Angola, finalistas do Troféu HQMix e da categoria Quadrinho Alternativo do Festival de Angoulême (França), entre eles: Visualizando Citações - vols. 1 e 2, Fronteira Livre, Máquina Zero - vol. 2, Imaginários em Quadrinhos - vol. 4, Haole, Amor em Quadrinhos, Penpengusa, Contos Urbanos e Café Espacial #19. Vencedora do Troféu Angelo Agostini de 2019, e dos HQ Mix de 2019 e 2020, com Gibi de Menininha - vols.1 e 2. Em 2018, estreou na literatura infantojuvenil com o livro Dara, Dora e As Estrelas, escrito a quatro mãos com Glacia Marillac. Nos últimos anos, roteirizou as HQs Viúva Veneno e Oscar e o Pan de 87 para a editora Ultimato do Bacon, lançou a HQ A Parteira (via Lei Aldir Blanc), e participou do Gibi de Menininha - vol.3, do quarto número da revista Mina de HQ, e das webcomics Maiden Cops - first day (para o Pippin Games) e Carmesim (para a Íntimus®).

Ju Loyola é quadrinista e ilustradora paulistana surda.

Formada na Escola Panamericana de Arte & Design. Atualmente desenha as histórias em quadrinhos na forma de narrativa visual sem texto (história muda), como The Witch who loved, Maria Lua & Cia - Aventura das Estrelas (Conrad Editora) e More Than Words.

Ganhou o Troféu HQ Mix 2020 de Melhor publicação Aventura/Terror/Fantasia com o

Gibi de Menininha - vol.2.

Mari Santtos é artista plástica, ilustradora e quadrinista de São Paulo.

Lançou seu primeiro quadrinho, A Máscara de Togi, em 2015. Ilustrou para o Gibi de Menininha - vol.1, em 2018. Em 2019, lançou os títulos independentes O Coelhinho Militudo - vol.1 e Sussurro ao Mar. Entre 2020 e 2022, trabalhou como desenhista em O Último Jogo, Dália Escarlate, Não Ligue Isso é Coisa de Mulher e Não Tema Isso é Coisa de Mulher, OPArt, RANGO!, Contos Novos e Fractal. Recentemente lançou Gibi de Menininha - vol.3, O Último Acampamento, Meu Saquinho de Batata Frita e O Coelhinho Militudo - vol.2. Atualmente trabalha na webtira Aprendiz de Bruxa, com Milena Azevedo, e na webcomic A • adorável (esse, como autora e desenhista).

Vencedora do Troféu Angelo Agostini e do HQ Mix de 2019, com Gibi de Menininha - vol.1.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias