Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Abril de 2021

Livro aborda atuação do psicólogo durante pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Foi lançado o livro  “La Psicología de la Salud en el enfrentamiento a la COVID-19 en América Latina” . A obra é um guia, uma espécie de manual orientador da atuação do psicólogo na linha de frente na pandemia do Covid-19.

A elaboração do livro começou a partir da convocação da Associação Latino-Americana  de Psicologia da Saúde (ALAPSA), que acionou profissionais em todos os países da América Latina, para fazer um livro que retratasse a realidade vivenciada pelos psicólogos nos hospitais durante a pandemia.

A pandemia do novo coronavírus que atingiu o mundo a partir do final de 2019, gerou muitos impactos:  individual, familiar, sociorrelacional, profissional, econômico, político, nas relações internacionais e, obviamente, na saúde mental. Há mais de um século, a humanidade não experimentava um impacto coletivo dessa relevância.

As experiências acumuladas ao longo desse tempo tiveram que ser lembradas e novas e criativas medidas e ações foram e estão sendo desenvolvidas, o que culminou na necessidade de documentar e relatar todas essas novas vivências.

No Brasil, o professor Ricardo Werner-Sebastiani foi o responsável pela formação da equipe que fez esse retrato.  Sendo um país de dimensões continentais, foram selecionados profissionais de cada região do país, e nesse contexto, a professora Gabriela Moreira - do curso de Psicologia da Unp - foi convidada a escrever um capítulo do livro relatando a vivência na região Nordeste.

Juntamente com seus dois alunos de iniciação de pesquisa, Jackson Ribeiro da Silva e Paulo Cesar Alves de Sá, que atuaram como colaboradores, eles elaboraram o capítulo "Actuacion de los Psicólogos de La Salud en Brazil durante la pandemia covid-19". A participação na publicação foi fruto de articulações  do Projeto de Extensão Hospitalizar-se do curso de Psicologia da UnP.

O capítulo fala sobre as experiências dos psicólogos brasileiros no trato com a Covid, coletando as experiências da América Latina. O livro tem o objetivo de servir como um guia para psicólogos que trabalham em unidades hospitalares, relatando estratégias e métodos utilizados no enfrentamento à pandemia, sendo um importante registro e servindo como referência para as futuras gerações.

O livro que serve como guia para esses profissionais já está disponível e pode ser baixado de forma gratuita na biblioteca da Organização Mundial de Saúde e no site da ALAPSA: www.alapsa.net 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias