10 de Julho de 2026

Litoral Sul potiguar ganha plano de desenvolvimento para incrementar o turismo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Numa ação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste (BNB), o Litoral Sul do estado ganha, nesta sexta-feira, 10, o Plano de Ação Territorial do Turismo (PAT). O documento, que propõe o crescimento da atividade em 20% no prazo de dois anos, foi construído numa parceria com secretarias municipais, associações setoriais, empresários do segmento e comunidades tradicionais da região.  

O lançamento será às 9h, no Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), durante sessão da Associação IGR Costa das Dunas. A entidade tem papel importante no Comitê Gestor Territorial (CGT), que passa a coordenar a execução das ações definidas no PAT.  

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste atua na estruturação das cadeias produtivas, tendo o Comitê Gestor como referência na construção, execução e monitoramento das ações. A governança funciona por meio de uma rede de articulação participativa, que une todos os elos da cadeia produtiva, no caso do Litoral Sul, do Turismo.   

“O Banco do Nordeste ainda oferece o crédito para tirar as estratégias do papel. Há linhas disponíveis para projetos que valorizem o patrimônio cultural e natural, elevem a qualidade dos serviços para atender turistas e beneficiem as comunidades locais. A meta de 20% de crescimento está fundamentada no desempenho recente do turismo potiguar, com a receita e o volume da atividade avançando entre 4% e 8% desde 2024, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação do Comércio (Fecomércio RN)”, explica o gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB no estado, Agnelo Peixoto. 

O PAT do Turismo Litoral Sul é um dos 22 em execução no estado. O programa trabalha a indústria têxtil, cajucultura, cultura, mandiocultura, bovinocultura de corte e de leite, agroecologia, e saúde e bem-estar, abrangendo todo o território potiguar. Ainda no mês de julho, o BNB vai lançar mais dois Planos de Ações Territoriais: de Saúde e Bem-estar, também no Litoral Sul, e da Cajucultura e Apicultura, no Território Sertão do Apodi. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É gerente de comunicação do Sistema FIERN e sócia da agência Ska Comunicação, atuando como assessora de comunicação e consultora para instituições e lideranças. É pós-graduada em Assessoria de Comunicação e cursa MBA em Liderança e Gestão e Inteligência Artificial, pela Saint Paul/Exame; tendo atuado como professora no ensino superior.

Categorias