Um levantamento do Google com resultados de busca pode dar um panorama de mudanças de comportamento dos usuários em meio a isolamento social. A empresa divulgou alguns números de termos que ganharam projeção no buscador, relacionados ao momento atual da COVID-19.

O primeiro fato curioso foi o aumento pela procura de termos como “entediado”. Segundo a companhia, entre 22 e 29 de março, houve um salto nas vezes que usuários buscaram por este assunto no Google.

As pessoas também estão preocupadas com seus trabalhos. A empresa viu aumentar o número de buscas sobre questões financeiras. Segundo levantamento do Google, 71% das pessoas do G7 relataram que suas rendas foram ou serão impactadas pela COVID-19. “Os índices maiores são na Itália (85%), EUA (75%) e Canadá (75%)”, conta a vice-presidente.

Outra mudança está na procura por itens para trabalho em casa. “Um exemplo: o interesse de busca por ‘cadeiras de escritório’, ‘cadeiras de trabalho’ e ‘mesas para computador’ aumentou no Reino Unido, enquanto ‘cliente VPN’ cresceu na Alemanha e ‘criar um endereço de email’ teve alta na França”, aponta Marie Gulin-Merle, vice-presidente global de publicidade do Google.

A permanência em casa também, segundo a publicação, trouxe maior interesse por termos relacionados a viagem. Contudo, usuários estão buscando plataformas que permitem visitação digital de espaços turísticos. Por exemplo, na Espanha, houve aumento da busca por “visita virtual” e, no Reino Unido, por “zoológico ao vivo”. Por outro lado, há também a procura por colaborar com o próximo. A companhia relatou aumento de 75% dos termos “como ajudar” e “sozinhos juntos” desde março.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/internet/levantamento-de-buscas-do-google-revela-novos-comportamentos-da-quarentena-165180/