O Instagram pode finalmente permitir que usuários coloquem links clicáveis na legenda das fotos publicadas na rede social, mas há uma pegadinha: o aplicativo, que pertence ao Facebook, pretende fazer uma cobrança para que o endereço se torne clicável pelos leitores.

Uma patente publicada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos mostra como funciona a ideia. A documentação foi enviada ao órgão pelo Facebook e tem até uma imagem que ilustra como ficaria uma postagem com o link para uma página externa à rede social.

De acordo com a descrição, você poderia colocar uma URL na legenda e, ao fazer a publicação, o app pergunta se link deve se tornar clicável. Caso você concorde, uma taxa de US$ 2 (cerca de R$ 10) será cobrada; se disser que não, a URL aparece como texto não clicável e não selecionável, tal qual acontece atualmente .

“Se detectar que o conteúdo em texto da legenda inclui uma sequência de texto de link, identificando um endereço, o sistema solicita ao usuário que pague uma taxa para gerar um link”, explica a patente, requerida há cerca de um mês. Não ficou claro se essa taxa seria cobrada de todos os usuários ou apenas de usuários comerciais nem se é fixa (ou seja, se o valor pode variar conforme o solicitante).

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-links-clicaveis-legenda-das-fotos-mas-tem-porem-171465/