Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Março de 2018

Instagram: perfil pessoal ou de negócios? Analise e defina seu posicionamento na rede

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Por Juliska Azevedo

Em conversas com profissionais liberais de áreas diversas sobre o posicionamento em mídias sociais, tenho ouvido com frequência as perguntas: vale a pena mudar de perfil pessoal para perfil comercial na rede? Quais as diferenças e vantagens de cada um? Para ter um perfil de negócios no Instagram é preciso ter “pessoa jurídica”?

Vamos começar pela última delas: apesar do nome “ferramenta de negócios”, o perfil comercial do Instagram não é limitado a empresas. Pode ser a opção de profissionais liberais, digital influencers, blogueiros. De pessoas em geral que se interessam por trabalhar sua imagem profissional nas redes.

O perfil de negócios proporciona, de imediato, instrumentos para mensurar e entender melhor o comportamento dos seus seguidores e para facilitar o direcionamento de estratégias no seu Instagram. Com a conta comercial você pode manter clicável sua localização na descrição do perfil e usar hashtags e sites em destaque, o que facilita que seja encontrado por pessoas que dividam interesses semelhantes. Vou explicar melhor, abaixo, o que considero as principais vantagens dessa opção de conta:

Facilita a interatividade

Em comparação ao Facebook, por exemplo, a conta de negócios do Instagram proporciona uma interatividade muito mais intuitiva, tanto pela apresentação visual do perfil quanto pelo acesso a diversos botões que desburocratizam o contato com o dono da conta. O perfil de negócios permite que o visitante possa, por exemplo, fazer uma ligação a partir de um clique, mandar mensagem de texto, e-mail, visualizar no mapa a localização exata do negócio ou, caso prefira, apenas a cidade de origem.

Estatísticas sempre à mão

A própria conta do Instagram informa aos perfis comerciais as estatísticas de acessos, visualizações e interações, sem necessidade de um aplicativo externo para monitoramento desses dados. As estatísticas permitem acompanhar, por exemplo, quantas vezes o perfil foi visualizado, quantos seguidores se ganhou ou perdeu em determinado espaço de tempo, alcance das postagens e os horários em que há maior visitação. Informa ainda o perfil do seu público, com dados como sexo, idade e localização, que ajudam a direcionar a produção de conteúdo e o planejamento das postagens.

É possível mudar de ideia

Outra informação importante é saber que, ao decidir alterar de uma conta pessoal para uma de negócios, é possível desfazer e voltar a ter um perfil privado. Para isso, basta ir nas configurações do Instagram e desfazer a opção por uma conta comercial. Lembrando que ao tomar a decisão de transformar seu perfil pessoal, privado, em uma conta comercial, seu Instagram estará aberto para que pessoas passem a lhe seguir sem precisar de sua aprovação prévia - e também que possam acompanhar sua conta, visualizar as postagens e até curti-las sem necessariamente se tornarem seguidores.

Mas como tudo tem vantagens e desvantagens, vamos ao outro lado:

A primeira desvantagem é que, para criar a conta comercial, é preciso vincular à uma conta do Facebook. Ou seja: a conta do Insta fica vinculada a uma conta de outra rede social, mesmo que você, na prática, não movimente a conta do Face. Acredito, inclusive, que muitas marcas aqui em Natal têm muito mais relação com o Instagram do que com o Face. Mas, no momento de migrar para a conta comercial, essa vinculação é obrigatória.

A outra desvantagem é que, ao aderir ao perfil de negócios, automaticamente as postagens passam a ter menor alcance. Não é uma diminuição radical como acontece no Facebook. Mas somente à medida em que a postagem vai tendo engajamento – curtidas e comentários – ela passa a aparecer para um maior número de seguidores.

Portanto é importante saber que, se sua marca tem baixo engajamento, é possível que você note uma queda ainda maior nas interações. Porém, se você já possui um alto engajamento em suas postagens, a transformação da conta não afetará de forma tão visível os seus resultados.

No geral, são essas as principais características de cada opção. E você, já decidiu por qual perfil optar? Conte-me sua experiência!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias