Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Janeiro de 2024

Inscrições para ALI Produtividade e ALI Transformação Digital terminam dia 31

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Proprietários de micro e pequenas empresas potiguares que desejam melhorar o desempenho do negócio com práticas inovadoras e ferramentas mais ágeis têm até o dia 31 para se inscrever nos novos ciclos dos programas Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade e ALI Transformação Digital. A iniciativa é promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que disponibiliza gratuitamente acompanhamento in loco para aumentar a produtividade e faturamento das empresas. No ano passado, os negócios participantes registraram média de 18.5% em ganho de produtividade. Detalhes sobre o programa e inscrições podem ser obtidos pelo 0800 570 0800.

O ALI Produtividade e o ALI Transformação Digital têm o intuito de estimular o aumento da produtividade e faturamento dos pequenos negócios e da inovação dos processos, produtos ou serviços, por meio de atividades de avaliação, orientações e atendimento personalizado durante uma jornada de seis meses. Agentes bolsistas ficarão responsáveis pelo acompanhamento, consultoria e relacionamento das empresas inscritas que participarão dos encontros. Podem participar empresas dos setores do Comércio, Serviços ou Indústria, com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, exceto os Microempreendedores individuais (MEI).

De acordo com a gestora do programa no Sebrae-RN, Algéria Varela, a vantagem desse acompanhamento proporcionado pelo programa é que as empresas conseguem ter avanço significativos em áreas decisivas para o desenvolvimento do negócio, seja no processo produtivo, seja nas vendas ou presença digital.

“Os dois programas têm metas iguais de atendimento, porque são 25 empresas por cada um dos 18 agentes. Em 2023, o ALI Produtividade aqui, no Rio Grande do Norte, chegou a atender 356 empresas e esses negócios participantes apresentaram um ganho de produtividade da ordem de 18% em média”, confirma Algéria Varela.

Foram disponibilizadas 150 vagas para o ALI Produtividade e 275 para ALI Transformação Digital o Segundo a gestora, essas duas modalidades são aderentes a quem atua em qualquer setor, já que as ações partem de uma visão na redução de gastos, implementação de custos, melhorias e foco na inovação.

Para Algéria, são trabalhos complementares e diferentes ao mesmo tempo. Enquanto o ALI Produtividade mira as questões de melhoria de produtividade através da metodologia. “O aumento do faturamento é uma consequência de reposicionamento de alguma fragilidade identificada no plano de ação. Já o ALI Transformação Digital trabalha as ferramentas que ajudam o empresário a entrar nesse mundo digital. Por isso, são programas distintos, mas, que se complementam”, explica.

Entre as atividades previstas para este ciclo 2024, as empresas selecionadas recebem acompanhamento e passam por diagnóstico e mapeamento inicial de um dos Agentes Locais Local de Inovação (ALI), que as orientam mapeando os principais desafios, realizando protótipos ou testes, identificando soluções tecnológicas, contribuindo para assimilar o processo em métodos ágeis e identificando soluções sob medida, de acordo com as necessidades do negócio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias