Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Janeiro de 2021

Governo e UFRN celebram acordo para desenvolvimento do projeto Infovia Potiguar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Governo do Estado segue trabalhando na implantação de uma rede de alta velocidade de acesso à internet com capacidade para atender a demanda da administração estadual e consequente melhoria dos serviços ofertados à população. Por meio do projeto Infovia Potiguar, o Executivo pretende conectar todo o Rio Grande do Norte através de fibra óptica, até o final de 2022, garantindo uma internet com muito mais qualidade e vantagens para o poder público.

Na primeira semana de 2021 foi dado mais um passo para a expansão dessa conectividade, a partir da celebração de termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Um dos acordos firmados no documento, por exemplo, é viabilizar o uso de fibra óptica do par de fibras do cabeamento cedido pela instituição de ensino na ampliação da Rede GigaNatal, para interligação das diversas unidades da administração estadual no RN, sob responsabilidade da Sead. O extrato do termo de cooperação técnica foi publicado na edição de sexta (8) do Diário Oficial do Estado.

O projeto Infovia Potiguar é realizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), vinculada à Sead, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a UFRN. Em 2019 ocorreu a migração da infraestrutura de rede de todo o Centro Administrativo para a Rede Giga Metrópole, além de unidades da educação, saúde e segurança da Grande Natal.

Essa adesão à Rede Giga Metrópole foi o ponto de partida para a concretização do Infovia Potiguar, que prevê a interligação de escolas estaduais, hospitais, delegacias, Centrais do Cidadão e outras unidades de Governo, além dos campi das universidades federais, estadual, privadas e institutos de pesquisa. “O intuito é conectarmos todas as estruturas em uma grande rede corporativa de internet com alta velocidade e estabilidade de conexão. Isso contribui para o desenvolvimento econômico e cria um ambiente para inovação e modernização da estrutura pública, além de massificar o acesso a serviços”, ressalta a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

A implantação e manutenção desta rede de dados corporativa traz benefícios ao Executivo estadual, que passa a contar com uma infraestrutura de comunicação de alta velocidade, inicialmente para atendimento de suas unidades localizadas na região metropolitana de Natal e, posteriormente, em todo o Rio Grande do Norte.

Para o coordenador da Cotic, Aluísio Dantas, a formalização do acordo de cooperação técnica assegura não só o desenvolvimento do projeto, mas também economicidade para o Estado. “Com a adesão do Governo à Rede Giga e aos projetos de expansão da Infovia Potiguar, teremos uma redução consideravelmente de custos com link de dados. A curto prazo, a adesão à Rede Giga mostra uma redução de custos com manutenção. Esses recursos serão revertidos para a expansão da rede. A médio prazo, com o sistema total em operação, pretendemos gerar recursos para o estado”, aponta.

Além de cobrir todo o Rio Grande do Norte com uma estrutura de link de alta velocidade, o Infovia Potiguar deve gerar uma redução de custos de manutenção de até 90%. De acordo com Aluísio Dantas, no cálculo de custo mensal entram três variáveis: a velocidade, a metragem da fibra óptica e o monitoramento da rede. “Teremos um gasto mensal de cerca de R$ 11.400, diante dos mais de R$ 76 mil gastos atualmente. Uma redução expressiva”, estima o coordenador da Cotic.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias