Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Abril de 2018

Google e You Tube são acusados por associações americanas de manter práticas ilegais com crianças

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mais uma polêmica envolvendo invasão de privacidade e práticas ilegais nas redes sociais. Dessa vez, associações americanas estão acusando o You Tube e o Google de coletar dados pessoais de crianças para utilizá-los com fins publicitários e exigindo das autoridades que investiguem tais práticas. A Agência France Press divulgou que hoje 23 organizações de defesa dos direitos digitais e proteção à infância denunciaram às empresas à FTC, a comissão federal de comércio dos Estados Unidos.

As associações alegam que o You Tube coleta informações como a localização das crianças sem a devida autorização dos pais, assim como o número do celular e o aparelho que utilizam para a conexão. Reclamam ainda que o You Tube é restrito, por suas próprias regras, para maiores de 13 anos, mas usaria, inclusive, dados de crianças menores.

Em entrevista à Agência France Press, Josh Golin, porta-voz de uma das organizações denunciantes, da Campanha por uma Infância sem Publicidade, disse que o Google afirma de maneira enganosa que o You Tube não está habilitado para menores de 13 anos, mas é, na realidade, “um site inundado de desenhos animados, canções infantis e publicidade de brinquedos”, critica, ressaltando que o Google mantém lucros gigantescos com a publicidade para crianças. Também em contato com a AFP, o Google afirmou que ainda não teve acesso à denúncia, mas que proteger crianças e suas famílias “é uma prioridade” para a rede.

Galinha Pintadinha está entre canais mais populares do You Tube no mundo

A notícia me lembrou dos números da rede social divulgados em fevereiro passado, apontando que A GALINHA PINTADINHA havia se tornado o canal mais popular no You Tube mundial, chegando a ter 30 vídeos com mais de 100 milhões de visualizações e ultrapassando grandes estrelas da música internacional como Rihanna e Justin Bieber.

Entre os canais brasileiros, a animação já era um fenômeno: tem hoje mais de 10 milhões de inscritos, e em fevereiro os vídeos da "Galinha Pintadinha" já acumulavam mais de 7,5 bilhões de visualizações. De acordo com produtores que gerem a marca "Galinha Pintadinha", o segredo do sucesso é cativar, com músicas, personagens e histórias, o público logo no início da infância, na faixa de zero a seis anos.

Ou seja: difícil de entender como é que tendo em um canal para crianças de zero a seis anos o seu maior sucesso, o You Tube se apresenta como rede restrita ao público acima dos 13 anos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias