Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Novembro de 2020

Fórum nacional ajuda empresas a melhorar área financeira após a crise

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma das áreas mais fragilizadas dos pequenos negócios com o ápice da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a das finanças, será também o foco principal das capacitações oferecidas durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira. A mobilização oferece em todo o país uma série de palestras e oficinas, que neste ano será completamente digital, para empreendedores que buscam aperfeiçoar a gestão financeira da empresa.

A semana é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira e conta com o apoio do Sebrae, que no Rio Grande do Norte oferecerá uma programação exclusiva com conteúdos compatíveis com a situação atual das micro e pequenas empresas potiguares. A mobilização ocorre entre os dias 23 e 29 de novembro e vai abordar o tema ‘Resiliência financeira: como atravessar a crise?’.

A programação de palestras no RN pode ser conferida no site: https://bit.ly/semana-educacao-financeira-sebraern, onde também é possível fazer as inscrições gratuitamente. Todo o conteúdo foi estruturado para ajudar empreendedores do RN a desenvolver uma boa gestão financeira e a proposta é promover práticas financeiras conscientes, responsáveis e autônomas, tratando inclusive de temas de caráter mais emergenciais.

O evento vai reunir vários especialistas no assunto que irão abordar de maneira simples e objetiva todos os conteúdos, visando proporcionar uma capacitação mais eficiente mesmo por vias remotas. Durante os cinco dias, serão promovidas palestras e bate papos, sendo um por dia, sempre às 19h.

No primeiro dia, o tema será o eixo central da semana: ‘Como Planejar a Saúde Financeira da Sua Empresa’. A palestra será ministrada pelo consultor Rogério Xavier, que carrega uma vasta experiência nessa área, inclusive com instrutor de várias capacitações oferecidas pelo Sebrae-RN. No segundo dia, está previsto um bate papo entre a analista do Sebrae-RN, Leila Fernandes, e o empresário Thiago Ramalho. Eles vão debater sobre como é possível reagir em tempos de crise e apresentar a trajetória da empresa ‘Se Organiza Personal’.

No dia 24, é a vez do consultor Marcelo Bavelonni proferir a palestra ‘Controle sua Empresa Antes que Ela Descontrole Você’ e, no dia seguinte, a palestra Gestão de Finanças Pessoais, que será ministrada por Sheyson Medeiros, que é analista técnico do Sebrae e especialista em finanças. A semana encerra com a consultora Josenir Macedo dando dicas de como contratar crédito de forma consciente.

De acordo com a analista técnica do Sebrae-RN, Ruth Suzana Maia, que está à frente da iniciativa no RN, os temas escolhidos visam repassar aos empreendedores conhecimentos a respeito da importância do planejamento financeiro dentro da empresa. “A educação financeira deve ser usada não só na vida pessoal, mas principalmente na vida empresarial. E por isso, vamos abordar um pouco de como é importante contratar o crédito de forma consciente”, explica.

Segundo Ruth Suzana, essas são as principais questões que mexem com o comportamental do empresário. “Quem possui uma empresa precisa se conscientizar, internalizar, que o negócio, carece de um planejamento financeiro para ter uma gestão financeira eficiente e as coisas possam dar certo”, alerta a analista técnica do Sebrae-RN.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias