Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Fevereiro de 2023

Faturamento publicitário do YouTube cai no final de 2022

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A arrecadação de receitas publicitárias do Google sofreu impacto no quarto trimestre de 2022, sobretudo pelo declínio de 8% no faturamento publicitário do YouTube, que, no período, angariou US$ 7,96 bilhões com anúncios.

Os resultados financeiros da companhia, que pertence à Alphabet, foram divulgados nos Estados Unidos nessa quinta-feira, 2.

Foi o segundo trimestre consecutivo em que a receita com anúncios no YouTube diminuiu. O resultado publicitário reflete a queda na demanda que muitas plataformas digitais experimentaram no último trimestre do ano.

Nesta semana, a Meta e o Snap também apresentaram desaceleração no faturamento publicitário e divulgaram previsão de que o primeiro trimestre de 2023 será uma fase de pressão no mercado.

A área de buscas do Google também registrou queda de faturamento publicitário no último trimestre do ano passado. No período, a plataforma arrecadou US$ 42,6 bilhões com publicidade em seu buscador, uma queda de 2% na comparação com o mesmo período de 2021.

Além da desaceleração nos resultados, o Google enfrenta outra situação delicada nos Estados Unidos. Oito estados do país processaram a plataforma, na semana passada, alegando monopólio da empresa no setor de publicidade digital.

A área de buscas da empresa, que é responsável pela maior parte do faturamento, também pode estar em meio à ameaça de novos entrantes no mercado, como o ChatGPT.

Na quinta-feira, 2, em uma conferência com analistas, executivos do Google falaram sobre os avanços na área de inteligência artificial, tema também abordado pela Meta durante sua apresentação de resultados, feita na quarta-feira, 1. As duas companhias estão apostando em inteligência artificial para melhorar o desempenho de suas plataformas de marketing, particularmente em torno do e-commerce.

Phillipp Schindler, chief business officer do Google, delineou a estratégia do YouTube para o Shorts e para a TV conectada. Segundo Schindler, o YouTube registrou a marca de 50 bilhões de views por dias no Shorts, no último trimestre de 2022.

“Estamos focados, primeiramente, em ampliar o Shorts; em segundo lugar, acelerar o engajamento em telas grandes; em terceiro, investir em ofertas de assinaturas e, em quarto lugar, criar esforços de longo-prazo para tornar o YouTube um local mais shoppable”, declarou.

O Google reconheceu os desafios que enfrenta diante de um maior compromisso com a eficiência. Em janeiro, a Alphabet anunciou o corte de 12 mil funcionários, o que representa 6% de sua força de trabalho global, na maior demissão de sua história.

Outras grandes empresas de tecnologia fizeram cortes em escala similar. A Meta também prometeu estruturar uma empresa mais enxuta e eficiente.

Fonte: Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/faturamento-publicitario-do-youtube-cai-no-final-de-2022


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias