03 de Abril de 2018

Facebook financia projeto brasileiro de checagem de notícias

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na berlinda e com as atenções voltadas para si, e preocupado em mostrar como fará para evitar invasão de privacidade nos perfis com interferência nas eleições do Brasil, o Facebook resolveu financiar um projeto brasileiro de verificação de Fake News. O “Projeto Lupe!” permite que pessoas chequem a veracidade de informações – desde as declarações de candidatos a notícias que circulem nas redes. O Facebook tem cerca de 125 milhões de usuários no Brasil.

De acordo com informações do Instituto Poynter, da Flórida (EUA), o projeto brasileiro foi inspirado em um modelo francês usado pelo Le Monde na eleição francesa de 2017, sendo uma adaptação deste. O Projeto Lupe conta com financiamento de R$ 250 mil do Facebook.

"Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar melhores decisões", disse Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, em um comunicado à imprensa enviado ao Poynter. "Queremos ajudar os eleitores no Brasil a encontrar informações corretas sobre aqueles que desejam se tornar nossos líderes do país ”. O projeto foi lançado na última segunda, data marcada como Internacional Fact-Checking Day.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É apresentadora do programa Manhã CBN, na Rádio CBN Natal (91,1FM), gerente de comunicação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e sócia-diretora da agência Ska Comunicação, atuando como consultora para instituições e lideranças.

+ Leia mais

Categorias