Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Agosto de 2020

Estudo mostra que brasileiros consideram importante que haja punição para quem financia a criação de fake news

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma novidade no novo levantamento do Datafolha, encomendado pelo Facebook, mostra que brasileiros consideram extremamente importante que haja punição para quem financia a criação de fake news. O levantamento aposta que 80% dos entrevistados atribuem notas 9 ou 10 no grau de importância de punição destes casos.

A pesquisa mostra que, mesmo não havendo unanimidade sobre a importância do assunto “fake news”, 71% declaram já ter recebido conteúdo duvidoso ou notícias falsas por parte de amigos e parentes. O Datafolha revela ainda que o brasileiro vê responsabilidade de todos no combate à divulgação da desinformação, incluindo jornais, portais e canais de notícias (77%) autoridades e governos (74%), os próprios cidadãos (70%), redes sociais (68%), escolas e ONGs (68%), e aplicativos de mensagens privadas (63%).

"As plataformas de internet conquistam cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e alcançam a grande maioria da população", afirma o diretor do Datafolha, Alessandro Janoni Hernandes. "As redes sociais têm papel central nesse crescimento por reunirem vetores de formação da opinião pública como afinidade temática, debate de valores e comunicação instantânea".

A pesquisa mostra ainda que 95% dos entrevistados declararam utilizar a internet para se informar, se comunicar ou trabalhar, percentual que corresponde a, aproximadamente, 156 milhões de brasileiros. O documento revela ainda que 70% destes usam as redes sociais, e-mail ou aplicativos de mensagem para trabalhar, sendo o WhatsApp a plataforma mais mencionada entre aqueles que utilizam em suas ocupações profissionais.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/87-dos-usuarios-de-apps-de-mensagens-querem-conversas-privadas-sem-rastreamento-169518/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias