05 de Julho de 2020
Estudo mostra que 93% dos negros esperam posicionamento sobre racismo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Por Meio & Mensagem
papel das marcas e das empresas na luta antirracista vem sendo mais discutido na sociedade e no meio corporativo, depois da onda de protestos contra o racismo que aconteceram ao redor do mundo em maio e junho. Um novo estudo realizado pelo Estudio Nina, empresas de pesquisa com foco no público negro, em parceria com a startup de pesquisa online On The Go, mostra que a maioria das pessoas negras espera que marcas se posicionem sobre o racismo.
A pesquisa online “As marcas e a luta antirracista” consultou em junho 256 negros de todas as faixas etárias e regiões do Brasil. Ao todo, 93% são a favor de que marcas se posicionem sobre a luta antirracista, e apenas 7% declaram que são contra posicionamentos das marcas sobre o tema. Considerando a amostra total, 34% ainda consideram esse posicionamento fundamental, mas outros 15% têm ressalvas quanto ao posicionamento das empresas.
Participantes destacaram três motivos principais para o posicionamento das marcas: porque o racismo é inaceitável, e portanto marcas não devem se calar; porque o tema é uma luta de todos, incluindo das empresas, e porque marcas têm influência sobre as pessoas e por isso deveriam colaborar para a conscientização sobre o tema.
Os entrevistados também ressaltaram maneiras pelas quais marcas podem atuar contra o racismo. Mais da metade, 51%, destacaram a importância de desinvisibilizar o tema ao reconhecê-lo, além de promover o debate e assumir a responsabilidade sobre a conscientização.
Ainda, para 32% dos respondentes, todas as marcas podem se posicionar sobre o racismo, e uma minoria, 6%, acreditam que nenhuma marca deve se posicionar. Quando questionados sobre se há marcas que não devem se posicionar sobre o tema, 48% dos participantes afirmaram que não há nenhuma marca que, a priori, não possa se posicionar.
Na parte qualitativa, o estudo também consultou participantes sobre os cuidados que marcas devem ter ao abordar a causa, e a maioria ressaltou atitudes como evitar o oportunismo, ir além do discurso e ações pontuais, e valorizar a união de todas as pessoas na luta antirracista.
Fonte: Meio & Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/07/03/93-dos-negros-esperam-que-marcas-se-posicionem-sobre-o-racismo.html