Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Julho de 2020

Estudo: brasileiros preferem autenticar transações com impressão digital

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Muitos bancos brasileiros já utilizam a biometria, especialmente as impressões digitais, para a autenticação de segurança para transações. Por armazenar as informações no dispositivo e checar os dados de maneira criptografada, essa tem se mostrado um dos acessos mais seguros ultimamente, segundo os próprios desenvolvedores e clientes. E, agora, uma pesquisa confirma isso, ao mostrar que a maioria dos correntistas nacionais aceita ceder seus dados biométricos para as instituições financeiras.

O levantamento foi realizado entre fevereiro e março deste ano pela empresa Dynata, a pedido da empresa de análise de informações FICO. A coleta foi feita junto de 5 mil pessoas em dez países: Brasil, México, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Malásia, Filipinas, Turquia e Suécia. Como resultado, 86% concordam em liberar sua biometria para verificações de contas e 89% em ceder para análise de comportamento.

Impressão digital (83%), leitura facial (54%) e varredura ocular (35%) são os recursos favoritos pelos entrevistados. Já sobre as alternativas de acesso ao banco digital: 

53% desejam receber senhas via SMS a cada acesso;
50% preferem usar o scanner de impressão digital;
45% preferem login e senha próprios;
36% preferem scanner facial;
34% preferem código de acesso via e-mail;
24% preferem um código gerado pelo banco;
19% preferem acesso falado único ao celular;
15% preferem reconhecimento de voz;
14% preferem código de acesso único entregue falado via telefone residencial.

Essa análise revela também as senhas estão perdendo força entre os consumidores, pois 37% disseram ter deixado de comprar um produto por esquecer a combinação em uma plataforma de e-commerce e 13% não conseguiram avançar com a negociação de um fornecedor pelo mesmo motivo. E a pesquisa encerra com uma constatação já conhecida sobre os hábitos pouco seguros dos usuários: 29% usam uma senha para cinco ou mais contas e 23% costumam escrevê-las em cadernos ou em arquivos no celular.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/brasileiros-preferem-autenticar-transacoes-com-impressao-digital-diz-pesquisa-167324/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias