Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Abril de 2021

Dia Nacional das Telecomunicações é comemorado com previsão de crescimento para o setor em 2021

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Ontem (05) se comemorou o Dia Nacional das Telecomunicações, um setor que tem registrado crescimento expressivo em busca de oferecer conectividade e interligar pessoas em todo país. São anos de evolução nos serviços de telefonia, internet e banda larga. Aqui no Estado, a Cabo Telecom se destaca por ser um empresa com DNA local e que há mais de 20 anos oferece conexão e tecnologia de ponta aos potiguares.

A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento do Marechal Rondon, um importante nome para a difusão dos sistemas de comunicação no país. Tido como o Patrono das Comunicações no Brasil, foi um dos principais responsáveis pela integração do território brasileiro, tendo contribuído para a criação de linhas telegráficas e interligação entre as regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste.

Em meio a uma pandemia global, o setor de telecomunicações tem sido essencial para garantir o trabalho, o entretenimento e a conexão entre milhares de indivíduos não só no Brasil, mas em todo o mundo. Com isso, a previsão da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - é de um crescimento de 10% para o setor em 2021, segundo estudos da consultoria IDC Brasil.

Diante deste cenário, a Cabo Telecom tem apostado na reestruturação de redes, com previsão de cerca de 85% de substituição por fibra óptica, incrementando o serviço oferecido pela empresa. Além disso, pretende promover a ampliação do alcance em algumas cidades da região metropolitana cobertas pela Cortez Online, empresa adquirida pela Cabo Telecom em 2020.

A expectativa de crescimento para o ano de 2021, segue a linha do Grupo Conexão - do qual a Cabo faz parte -, que, atualmente, possui mais de 8.500 quilômetros de redes de fibra óptica e está presente em mais de 50 cidades em várias regiões do Brasil, prestando serviços a 410 mil lares, 20 mil clientes empresariais e empregando 1.920 pessoas. Segundo o CEO do grupo, Gilbert Minionis, neste ano, “o Grupo Conexão chegará a 600 mil lares e contará com mais de 2.223 colaboradores”.

Desde o ano passado, a Cabo Telecom aposta em um ambicioso projeto de expansão de redes de fibra óptica. Atualmente, possui mais de 1.000 km de rede com essa tecnologia atendendo a Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba, sendo que nessas duas últimas apenas clientes corporativos.

Segundo Cláudio Alvarez, diretor presidente da empresa, “até o final do ano, 85% da nossa rede antiga em bairros de Natal e Parnamirim será substituída pela tecnologia de fibra óptica. Em relação à Cortez Online, aumentaremos a cobertura de redes nas cidades em que a empresa já atua e em áreas ainda não atendidas. Chegaremos assim, a novos lares levando tecnologia de ponta a muitos potiguares”, projeta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias