A Cosern e o Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, abriram nesta quinta-feira (10) as inscrições para o segundo curso online e gratuito, parte do projeto “Caravana Energia que Transforma”. Dessa vez, o curso terá como tema “Captação de recursos para projetos socioculturais”. A formação é destinada a produtores culturais, gestores de organizações sem fins lucrativos (ONGs) e grupos que atuem com iniciativas socioculturais no Rio Grande do Norte.

As inscrições podem ser feitas a partir de um banner no site da Cosern (www.cosern.com.br) e na página do Instituto Ekloos (www.ekloos.org.br/curso). As vagas são limitadas e os confirmados receberão posteriormente a comunicação sobre sua participação. O e o curso será realizado no dia 22 de setembro, por meio da ferramenta ZOOM, das 9h às 17 horas.

A Caravana Energia Que Transforma é mais uma contribuição da Neoenergia no enfrentamento à pandemia da COVID-19 dirigida à área sociocultural - uma das mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades.

De acordo com Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, dentre muitos segmentos, o de arte e cultura foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia, impactando toda sua cadeia produtiva.

“Como Arte e Cultura é um dos pilares de nossa atuação, percebemos que era importante a realização de um projeto como a Caravana nesse momento, para ajudar esses profissionais na proposição de novas ações, e especialmente a pensar nessa nova reconfiguração pós pandemia, que ainda não sabemos como será, mas que exigirá, certamente, mais persuasão na proposição de projetos”, diz Renata.

O objetivo ​da Caravana é capacitar gestores socioculturais do Rio Grande do Norte na criação de novos projetos da área​, melhoria na sua gestão e, consequentemente, ampliar as chances na captação de recursos em diversos editais, inclusive ​no Transformando Energia em Cultura, ​lançado todos os anos pela Cosern ​e pelo Instituto Neoenergia.

Dividido em duas fases, a Caravana Energia que Transforma trabalhará com cursos online e imersões. A primeira etapa irá oferecer três cursos online para pessoas de todo o Estado do Rio Grande do Norte, atendendo cerca de 45 pessoas por curso. Na etapa seguinte, o projeto Caravana irá realizar imersões para apoiar iniciativas socioculturais na reestruturação de suas iniciativas de forma mais aprofundada, com o apoio individualizado do Instituto Ekloos. Serão selecionadas até oito iniciativas por imersão.

“Quando começamos a desenhar a iniciativa, pensamos no nome Caravana porque remete à ideia de percorrer lugares e, em nosso caso, levando conhecimento e inclusão social, que é um dos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável e sociocultural do estado”, diz Renata.