Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Maio de 2021

Contas do Google agora ativam automaticamente a autenticação em duas etapas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em comemoração ao Dia Mundial da Senha, celebrado nesta quinta-feira (6), o Google anunciou novas medidas de segurança para acesso a seus serviços. Em seu blog oficial, a empresa afirmou que, desde ontem, todas as contas compatíveis vão passar a usar automaticamente seu sistema de autenticação em duas etapas.

Isso significa que, para liberar o acesso à sua conta do Gmail, Drive ou outro serviço em uma máquina desconhecida, você vai ter primeiro confirmar que é o dono dela através de uma notificação enviada a seu smartphone. Segundo o Diretor de Produto Mark Risher, isso garante mais segurança do que simplesmente usar uma senha considerada forte para fazer seu login.

Em sua página de segurança, o Google explica quais são os requisitos para ativar a autenticação em duas etapas:

Possuir um número de telefone registrado

Configurar um e-mail de recuperação

O processo de liberação de login é feito de forma nativa em dispositivos Android, enquanto aqueles que possuem o iOS vão receber notificações através dos app do Google ou do Gmail. A empresa também permite gerenciar com facilidade as senhas salvas pelo usuário e conferir as atividades de segurança recentes relacionadas às suas contas.

Medidas de segurança adicionais

Risher explica que o Google também está tomando medidas adicionais para garantir a segurança de seus clientes, que envolvem a construção de chaves de segurança diretamente no Android. Quem usa o iOS agora tem a opção de baixar o aplicativo Google Smart Lock, que transforma qualquer dispositivo Bluetooth compatível em uma chave de segurança capaz de gerar códigos de acesso e gerenciar contas de usuário.

A companhia também destacou o papel de seu Gerenciador de Senhas, que alerta sobre códigos de acesso considerados fracos ou que tenham sido comprometidos de alguma forma. Parte integral do Android e do Chrome, o sistema foi atualizado para comportar a importação de até 1 mil senhas simultâneas de forma gratuita. Ao associar uma chave de acesso a ele, você não precisa mais se preocupar em lembrar o login e código de acesso individual de cada página, que são inseridos de forma automática e segura.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/contas-do-google-agora-ativam-automaticamente-a-autenticacao-em-duas-etapas-184351/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias