Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Setembro de 2021

Como o cérebro reage quando se sente observado... por robôs?

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Você já se sentiu observado? A sensação é ligeiramente desconfortável, ou bastante, dependendo do contexto. No entanto, pesquisadores apontam, em um novo estudo, que isso ocorre até mesmo quando os olhos direcionados não são humanos, mas sim... robóticos.

Basicamente, os cientistas criaram um experimento em que as pessoas jogavam contra um robô. Se o robô olhava para os jogadores humanos durante a sessão, isso acabava afetando o comportamento e a estratégia dos participantes no jogo, uma mudança que podia ser percebida nas medidas de sua atividade neural registradas por eletroencefalograma.

Segundo os pesquisadores, se o robô olhar para você durante o momento em que você precisa tomar uma decisão sobre o próximo movimento, terá mais dificuldade em tomar sua decisão. Além disso, o cérebro precisará empregar processos mais difíceis para tentar ignorar o olhar do robô.

Os resultados do experimento mostraram que o olhar do robô não influenciou as escolhas dos jogadores, mas fez com que seu tempo de resposta aumentasse ligeiramente, com os participantes geralmente respondendo mais rápido no jogo quando o robô desviava o olhar.

De acordo com os pesquisadores, essa mudança no comportamento do jogador correspondeu a uma mudança na atividade neural chamada atividade alfa sincronizada, que consiste em um padrão de ondas cerebrais anteriormente associado à supressão da atenção. O estudo completo pode ser acessado aqui

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/comportamento/como-o-cerebro-reage-quando-se-sente-observado-por-robos-195772/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias