07 de Agosto de 2019

Brasil sofre 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em três meses

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Empresa especializada em segurança cibernética, a Fortinet realizou um estudo sobre as ameaças cibernéticas no Brasil e concluiu que, entre março e junho de 2019, os usuários do país inteiro foram vítimas de cerca de 15 bilhões de tentativas de ataques.

Os resultados do estudo foram  apresentados no Fortinet CiberSecurity Summit (FSC19), evento que reuniu especialistas em segurança de rede de diversas áreas de São Paulo para discutir os principais perigos digitais da atualidade, o panorama de riscos nos próximos anos e como profissionais e empresas podem se preparar diante dessas ameaças.

Esse estudo foi feito por meio do FortiGuard, o serviço de inteligência da empresa contra ameaças cibernéticas. Ele conseguiu detectar a prevalência de ataques antigos, como os usados na epidemia de ataques do ransonware Wannacry em 2017 e aqueles que violaram seriamente bancos no Chile e no México em 2018.

Os resultados dos estudos

De acordo com os resultados da pesquisa realizada pelo FortiGuard, o DoublePulsar, trojan (ou Cavalo de Troia) usado para distribuir malwares em ataques reconhecidos como o ransomware Wannacry, em 2017, e ataques a bancos no Chile e no México no ano passado, esteve entre os três mais detectados no Brasil no segundo trimestre de 2019.

Na segunda posição do ranking dos malwares mais usados temos o CoinHive, usado para criptomineração de Bitcoins. Ele aparece em 33% das ocasiões em que um ataque é detectado e afeta, principalmente, os PCs com sistema Windows. 

Além disso, cerca de 73% das tentativas de intrusão em redes detectadas no Brasil exploraram uma vulnerabilidade que permite ativar um comando para gerar ataques por negação de serviço (DDoS) em servidores NTP (Network Time Protocol - um protocolo da Internet usado para sincronizar os relógios de sistemas de computadores através de roteamento de pacotes em redes).

Por fim, os dispositivos dotados de Internet das Coisas (IoT) continuam sob a ameaça do botnet Mirai, que continua registrando uma explosão de variantes e atividades. Os criminosos cibernéticos continuam a usar esse código como uma oportunidade para assumir o controle desses dispositivos.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/brasil-sofre-15-bilhoes-tentativas-ataques-ciberneticos-tres-meses-146021/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É gerente de comunicação do Sistema FIERN e sócia da agência Ska Comunicação, atuando como assessora de comunicação e consultora para instituições e lideranças. É pós-graduada em Assessoria de Comunicação e cursa MBA em Liderança e Gestão e Inteligência Artificial, pela Saint Paul/Exame; tendo atuado como professora no ensino superior.

Categorias