Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Julho de 2020

Brasil é o quinto em índice de ataques contra empresas que usam a nuvem

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Brasil ficou em quinto lugar no ranking de países com maior número de ataques contra empresas que utilizam a nuvem para hospedar seus sistemas e arquivos. Por aqui, 79% das companhias já foram alvo de ocorrências nesse tipo de infraestrutura, um número que é, inclusive, maior do que a média global do segmento, que ficou em 70%.

Os dados são de uma pesquisa global realizada pela Sophos, com a companhia especializada em segurança digital apresentando, por meio deles, o estado atual da segurança na nuvem. Os resultados não são dos melhores, com um alto índice de ataques contra as mais de 3,5 mil companhias ouvidas em 26 países ao longo do último ano e um fluxo que aumentou significativamente neste primeiro semestre, devido ao estado de isolamento social, a adoção rápida e, muitas vezes, desastrada de políticas de home office e uma necessidade de virtualização maior do que nunca.

Para os especialistas, o principal vetor de ataques é um reflexo direto dessa situação. Em 66% dos casos analisados na pesquisa, a intrusão aconteceu devido a falhas na configuração de servidores na nuvem, sendo que 44% desse total se refere a falhas ligadas ao mau funcionamento de firewalls, que não foram setados de forma adequada pelos administradores. Em outros 33% dos casos, credenciais roubadas por meio de golpes de phishing ou engenharia social permitiram o comprometimento dos sistemas de cloud computing.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/brasil-e-o-quinto-em-indice-de-ataques-contra-empresas-que-usam-a-nuvem-167747/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias