Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Setembro de 2020

Associações fazem Pit Stop da Inclusão nesse sábado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A programação teve que ser adaptada, em tempos de pandemia, mas a data não vai passar em branco. No próximo dia 21 se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e aqui em Natal, vai ser festejado no sábado, 19. “É uma data de grande importância para nós, porque apesar de termos conseguido conquistas importantes nos últimos tempos, ainda falta muito para as pessoas com deficiência serem totalmente incluídas na nossa sociedade”, diz Jackson Alexandre, presidente em exercício da Sadef/RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), uma das instituições organizadoras do evento.

Além da Sadef, estarão presentes outras 11 associações e ONGs – que militam em prol das pessoas com autismo, síndrome de down, deficiência visual, e doenças raras, entre outras. A intenção é que um representante de cada uma  dessas instituições conversem com as pessoas que passarem pelo Pit Stop. Vai ser montada uma tenda na Avenida Praia de Ponta Negra, 8812 (vizinho ao estacionamento do Praia Shopping), onde além da conscientização sobre os temas, as pessoas receberão brindes em alusão à luta da pessoa com deficiência.

“Essa luta é constante, e precisa de visibilidade. Não pedimos nada além do que é nosso direito: inclusão, acessibilidade, respeito e dignidade. O Setembro Verde, que marca essa luta, não tem essa cor por acaso. É o verde da esperança de uma sociedade mais justa e igual para todos, com ou sem deficiência”, alerta Jackson.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído em 1982, por movimentos sociais, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. Em 2005, a data foi oficializada pelo então vice-presidente José Alencar. Segundo o IBGE, no RN, cerca de 28% da população tem algum tipo de deficiência.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias