Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Agosto de 2020

Alunos da rede estadual são pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Três estudantes da rede estadual de ensino foram pré-selecionados para participarem do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), iniciativa da Câmara dos Deputados cujo objetivo é fomentar, entre os estudantes de Ensino Médio de todo país, o interesse por temas como política e cidadania, por meio de uma experiência parlamentar em Brasília.

Os candidatos pré-selecionados para representarem o estado do Rio Grande do Norte no programa são: Carlos Denilson Viana, aluno da Escola Estadual Pedro II, no município de Lajes; Cauan Fernandes, da Escola Estadual em Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros; e Jessica Vitória do Nascimento, da Escola Estadual Stoessel de Brito, em Maxaranguape.Além dos alunos da rede estadual, também foi pré-selecionado o estudante Filipe Vilela, do Colégio Marista de Natal, vinculado à rede privada.

Para serem selecionados, os estudantes tiveram que elaborar um Projeto de Lei (PL) de sua autoria, apresentando um tema livre e de impacto nacional, considerando a realidade do seu país, além de propor possíveis alternativas aos problemas que precisam de soluções.

Programa

O processo de seleção divide-se em duas etapas. A primeira destas trata-se da Seleção Estadual, na qual as Secretarias de Educação avaliam os Projetos de Lei inscritos. No RN, essa avaliação foi realizada por uma comissão especial da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura do Esporte e do Lazer (SEEC), que lançou o resultado na semana passada – é nesta etapa que são selecionados pré finalistas de cada estado.

Em sequência tem início a Seleção Final, por meio da qual uma comissão designada pela Câmara dos Deputados e formada por especialistas em processo legislativo seleciona os projetos classificados para a Jornada Parlamentar. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no final deste mês.

Os estudantes selecionados pelo programa terão a oportunidade de vivenciar uma experiência formativa em Brasília, onde irão apresentar seu Projeto de Lei, além de debater sobre os demais projetos, acompanhar o trabalho dos deputados federais, entre outra atividades que priorizam a formação cidadã.

Está previsto para outubro e novembro deste ano a preparação a distância dos selecionados e o início da Jornada Parlamentar Virtual. Devido ao atual cenário de isolamento social – medida preventiva ao avanço da Covid-19 – ainda não há um data definitiva para simulação presencial em Brasília.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias