Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Maio de 2022

Alunos da Maple Bear Natal recebem 42 medalhas em olimpíada internacional de matemática

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Fruto de uma metodologia canadense diferenciada, que prepara os alunos para os mais diversos desafios, os estudantes da Maple Bear Natal acabam de conquistar um resultado inédito na Olimpíada Canguru de Matemática, com 42 medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas de honra ao mérito. O Concurso Canguru é uma competição anual internacional destinada aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A participação na Olimpíada foi optativa, entretanto quase 100% dos alunos do 3º ao 8º ano realizaram a prova.

Ao todo, 42 alunos da Maple Bear Natal foram medalhistas (4 de ouro, 8 de prata, 13 de bronze e 17 de honra ao mérito). Ano passado foram 17, ou seja, o resultado mais do que dobrou. "A grande melhoria nos resultados, em comparação ao ano de 2021, nós creditamos a vários pontos: ao trabalho personalizado com os alunos, como com as monitorias específicas de matemática que realizamos; à capacitação externa da rede Maple Bear, voltada aos nossos professores; e à metodologia ativa implementada, que faz com que o raciocínio lógico do aluno e o aprofundamento em diversas possibilidades da matemática se concretizem", diz a diretora da Maple Bear Natal, Thaís Almeida. O Canadá é, inclusive, o 6º melhor país do mundo em Matemática, de acordo com o resultado do último PISA, realizado em 2018.


Ela também atribui esse incremento ao trabalho que é feito em cima dos resultados da edição anterior do último Concurso Canguru. Foram feitas análises das fragilidades e pontos fortes dos resultados das provas balizadoras, bem como um plano de ação de melhoria junto com os alunos, na tentativa de buscar as potencialidades de cada um, visando o estímulo ao estudo da matemática.

A professora de matemática Renata Freire, responsável pelo 5º ano e componente da equipe docente do 6º ao 8º anos, aponta que os alunos estão em constante aprendizado matemático e, além disso, têm experiência com esse tipo de prova, pois estão contínuo treinamento. "Os estudantes são preparados ao longo do processo com auxílio do programa Maple Bear, que ajuda a estabelecer uma base sólida para matemática e que estimula o estudante a pensar de forma crítica, resolver problemas e ter contando com diferentes formas de resolução de questões, e com a mediação dos professores, nas aulas e ao incentivar e estimular o potencial dos estudantes", disse a docente.

Metodologia Canadense

A Maple Bear Natal funciona há 12 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.


No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em Português e Inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em Português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias