Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Março de 2024

YouTube ganha função para marcar vídeo alterado por IA

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O YouTube lançou uma ferramenta no Estúdio de Criação para informar se o canal usou IA para modificar um vídeo. A medida, quando usada, exibe um aviso de “conteúdo alterado ou sintético”.

A intenção da plataforma é aplicar o alerta para ajudar a comunidade em conteúdos realistas, descritos pela própria empresa como um “conteúdo em que o espectador pode facilmente confundir uma pessoa, lugar ou evento real”. Inicialmente, a marcação aparece na descrição do post, mas também fica presente no reprodutor do vídeo em temas mais delicados, como saúde, notícias, eleições e finanças.

Vídeos contam com uma breve descrição sobre uso de IA ou grandes edições (Imagem: Divulgação/YouTube)

A empresa listou alguns exemplos que exigem que o canal informe a presença de IA:

  • Simular a aparência de uma pessoa real, como usar um deepfake ou clonar a voz da pessoa com IA para narrar um vídeo;
  • Mudar gravações de eventos ou locais reais, como mostrar um edifício real em chamadas ou mudar a paisagem de uma cidade;
  • Gerar cenas realistas de eventos fictícios, como um tornado rumando em direção a uma cidade.

Por outro lado, a companhia não proíbe o uso de inteligência artificial em outros aspectos da produção do vídeo, como a geração do texto do roteiro ou a criação de legendas automáticas. Não é necessário usar a marcação em filtros de embelezamento, ajustes de cores ou vídeos que claramente não seguem propostas realistas, como um universo fantástico.

A mudança já estava prevista pela empresa desde novembro do ano passado, quando atualizou diretrizes sobre conteúdos sintéticos e anunciou um mecanismo para identificá-los. A princípio, o aviso está disponível no app do YouTube para celulares, mas a intenção é expandir o serviço para computadores e TVs nos próximos meses.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/youtube-ganha-funcao-para-marcar-video-alterado-por-ia-282665/
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias