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06 de Setembro de 2022

Workshop discute ações para consolidar o destino RN no mercado internacional

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A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), nesta terça-feira (6), vai discutir com representantes do trade turístico do Rio Grande do Norte ações para retomar o posicionamento do destino RN fora do Brasil. As estratégias serão debatidas no Workshop Inteligência de Mercado, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Embratur com apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). A capacitação é focada na comercialização de produtos e destinos turísticos no mercado Internacional e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/CJhnW5i2mz. O evento começa às 14h, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, o encontro faz parte de uma parceria da instituição com a agência para promover os destinos brasileiros que já estão estruturados e consolidados internamente e para alcançar o mercado turístico internacional. O Rio Grande do Norte é o 13° estado a receber a capacitação, que busca mobilizar instituições e empreendedores integrantes da indústria do turismo, entre agências de viagens, operadores, hotelaria, receptivos e demais prestadores de serviços turísticos, estabelecendo uma aproximação com a Embratur.

O workshop será conduzido por Angela Baltazar, que é técnica da Gerência de Promoção Internacional de Turismo Cultural da Embratur. Segundo ela, a ideia do encontro é conhecer o panorama do Turismo do Brasil e entender como turista decide pelo destino, assim como debater sobre como é feita a promoção turística internacional, apresentando as principais tendências em viagens, e refletir sobre ações para aumentar a atração dos turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte.

“A indústria do turismo é extremamente importante para a economia do país e para o desenvolvimento principalmente dos destinos brasileiros de sol e praia, que têm um PIB altamente dependente do turismo”, diz Angela Baltazar.

Na avaliação da representante da agência, que é ligada ao Ministério do Turismo, para alcançar o mercado internacional é preciso que o destino tenha um produto estruturado com uma infraestrutura turística de qualidade, sinalização em inglês espanhol, rotas temáticas integradas e um planejamento estratégico que leve a um posicionamento, contando com capacitação nacional e internacional dos players. Além disso, a atuação precisa ser integrada com website e mapas em inglês e espanhol e uma ativa presença nas redes sociais. Outro ponto importante é a participação em feiras internacionais com mídia kits.

Referência no NE

Angela Baltazar avalia que o Rio Grande do Norte está muito à frente dos demais estados nordestinos quando o assunto é mercado internacional.

“O potencial do RN é fantástico, pois você são muito ativos é promoção internacional, com constantes participações nas nossas feiras e nos nossos road shows. Além de implementar várias ações realizada inclusive por conta própria, como é o caso do trabalho de inteligência de mercados feito pela Emprotur. Acho que o RN está bem à frente inclusive de vários outros destinos do Nordeste em termos de marketing”.

Ela cita como outros exemplos os filmes promocionais – Natal está sendo usada como destino brasileiro no vídeo de bordo da companhia Latam – e esteve presente no evento da mesma companhia em Nova Iorque. “Em matéria de promoção internacional, o Rio Grande do Norte está muito bem, mas sempre tem o que melhorar. O potencial é enorme, temos só que recuperar essa malha aérea internacional”.

Além de sol e mar

A visão sobre o turismo potiguar é bastante positiva, já que não se restringe a um destino de sol e praia, apesar de ser muito conhecido. “O RN desponta como destino cultural muito forte e até de ecoturismo e aventura. Existem várias outras atividades e atrações a se experimentar no Rio Grande do Norte que não apenas sol e praia, nem somente passeio de bugue e mergulho, mas esportes radicais. Tem tirolesa, cachoeiras e o turismo religioso. Outro também é o turismo arqueológico, com Geoparque do Seridó, que foi reconhecido internacionalmente pela Unesco. É um turismo multisegmentado”.

E a proposta desse workshop é a de informar como como é possível realizar parcerias com a Embratur. “Às vezes, os destinos a querem atuar no exterior, mas ainda são um pouco tímidos em relação ao que fazer, como realizar e participar de eventos que tenham visibilidade. Como a Embratur tem na sua missão a promoção no exterior, a gente se tornou uma plataforma para os destinos utilizarem como uma vitrine no exterior. Oferecemos diversas ferramentas para os destinos terem parcerias conosco. Esse workshop será uma oportunidade de mostrarmos o que que a Embratur tem feito”.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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