Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Outubro de 2023

UFRN sedia congresso de comunicação pública na próxima semana

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com uma variada programação, que conta com mesas-redondas, palestras, apresentações culturais e grupos temáticos, a 2ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (ComPública) acontece, entre os dias 16 e 18 de outubro, no Departamento de Comunicação Social da UFRN (Decom). Com o tema O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação, o evento é uma oportunidade de a comunidade universitária refletir sobre o papel das instituições no processo de construção e manutenção da democracia.

Atividades do ComPública acontecem na UFRN com coordenação do Decom. Foto: Cícero Oliveira

A programação do evento acontece em dois formatos: presencial e on-line. Serão três dias de discussões e debates, além da apresentação de artigos em seis grupos temáticos diferentes, em que serão abordados, entre outros temas: perspectivas acerca da comunicação pública no Brasil e na América Latina, combate a fake news, direitos humanos, decolonialidade e democracia.

O formato on-line conta com oficinas virtuais, que serão realizadas no dia 17 de outubro. Nomes como Wilson da Costa Bueno, professor da Universidade de São Paulo (USP), e André Freire da Silva, diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, estão entre os ministrantes. Abordando a diversidade na comunicação pública e o impacto das mídias como TikTok e YouTube como canais de comunicação pública on-line, os encontros ampliam os debates sobre novas mídias e o conhecimento sobre temas atuais. 

A abertura será no Auditório da Reitoria, às 18h, seguida por uma apresentação cultural e início da mesa de abertura, marcada para as 19h, com Ana Claudia Mielke (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social), e Ivonete Lopes, doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFV) e pós-doutora pela University of Wisconsin, EUA, e mediação de Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados/ABCPública). Posteriormente, às 21h, ocorrem as premiações Neuza Meller de Radiodifusão Universitária e Beth Brandão de Comunicação Pública. 

O time de palestrantes conta com algumas referências do meio acadêmico. Os convidados se apresentarão durante as mesas de abertura de cada dia, sendo a primeira delas às 19h do dia 16, no Auditório da Reitoria, com a palestrante Ana Claudia Mielke (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social) e Ivonete Lopes, e com mediação de Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados/ABCPública).

No dia 17, as mesas continuam no Auditório de Educação Física. A primeira traz a problematização do papel da comunicação pública para a democratização das mídias, com as palestrantes Cynthia Ottaviano, diretora da RTA Rádio e Televisão Argentina, e Janaina Lima, jornalista e doutoranda em Antropologia Social pela UFRN. Já a segunda mesa debate o tema Comunicação Pública no Enfrentamento das Desigualdades de Classe, Gênero e Étnico-racial, tendo como convidadas Juliana César Nunes, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, e Ana Veloso, professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Rádio, TV e Internet da UFPE.

No último dia de evento, os palestrantes Jorge Duarte, da Embrapa, e Aline Castro, do Tribunal Regional do Trabalho/SP, discutem Comunicação institucional e interesse público: estratégias e práticas, e Josenildo Guerra, da Universidade Federal de Sergipe, e Alessandra Lessa, da Controladoria Geral do Estado de Goiás, falam sobre o tema Metodologias de Avaliação de Comunicação Pública: princípios e práticas, no Auditório de Educação Física.

A iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e do Departamento de Comunicação Social, em parceria com a UFRN, também entregará os Prêmios Neuza Meller e Beth Brandão. No caso deste último, serão agraciados comunicadores cuja atuação profissional ou acadêmica tenha colaborado para a fundamentação da comunicação e para a construção da cidadania no Brasil. 

Os prêmios trazem os nomes da jornalista Elizabeth Pazito Brandão, pesquisadora e professora que se destacou como uma das profissionais de comunicação mais comprometidas do país, tendo atuado em diversas instituições e grupos, e Neuza Meller, que foi servidora da Universidade de Brasília (UnB), onde atuou como diretora da UnBTV por dez anos

Já são mais de 150 inscritos ao total e 48 trabalhos acadêmicos aceitos para os grupos temáticos que compõem a programação. Para mais informações, acompanhe a ABCPública no Instagram e o site oficial do evento. Os interessados ainda podem inscrever-se até o próximo domingo, 15, por este site

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias