Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Abril de 2024

UFRN recebe Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Acontece nesta sexta-feira, 19, a primeira etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI-RN), organizada pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) em parceria com a UFRN. Realizada em dois estágios – territorial e estadual –  a Conferência se inicia com fases territoriais em cinco dos dez territórios da cidadania do RN: Natal, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz. A programação na UFRN acontece na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), no Anfiteatro D, e no Prédio do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN).

Segundo o professor Gilton Sampaio, diretor-presidente da FAPERN, a escolha dos locais para a realização do evento foi estratégica. “Os territórios selecionados são polos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no RN e possuem o ambiente propício para a realização das conferências territoriais; se destacam também por possuírem Programas de Pós-Graduação que formam muitos pesquisadores que podem contribuir com as discussões temáticas da Conferência”, explica o docente. 

Neste ano, a CECTI-RN terá como tema Ciência, Tecnologia & Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade. O evento integrará a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). “Com a realização da Conferência, pretendemos compreender o atual cenário da CT&I no Rio Grande do Norte, com o objetivo de mobilizar e articular a comunidade científica e demais agentes para debater o atual panorama do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/RN)”, afirma Gilton. 

A programação vai das 8h às 17h. No início, ocorre o credenciamento na entrada do evento e uma sessão temática que irá discutir Arranjos produtivos territoriais; Política Nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação; Biotecnologia como área estratégica para o NE; e Educação Científica Empreendedora. Já à tarde, a Conferência realiza Grupos de Trabalho (GT) simultâneos sobre temas variados. Confira a programação completa pelo perfil da FAPERN no Instagram. 

Os resultados da Conferência Estadual deverão, ainda, contribuir com a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, integrando a 5ª Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ocorrerá em Brasília/DF nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024. “O alinhamento das políticas e interesses locais com as estratégias nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação é um passo importante para a redução das assimetrias regionais e para que o nosso estado possa ter condições de atrair investimentos em áreas estratégicas de CT&I, nos diversos setores produtivos e sociais, resultando na melhoria da qualidade de vida da população potiguar”, destaca o Diretor. 

Podem participar do evento professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa; especialistas; empresários do setor produtivo; agentes mobilizadores e articuladores da comunidade científica e dos demais setores de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os interessados no tema devem se inscrever pelo site da FAPERN.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias